Abertura da 17ª Scientex celebra os 20 anos da Univasf e os avanços da pós-graduação

A palestra abordou o tema “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro”, com destaque para os avanços da pós-graduação nesse período.

Na noite da quarta-feira (27), foi realizada a cerimônia de abertura da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento aconteceu no auditório do Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), com a presença do reitor, da vice-reitora, de pró-reitores, estudantes e servidores. A programação incluiu a apresentação do grupo de dança “Território Azeviche” e a Conferência de Abertura, proferida pelo docente do Colegiado de Engenharia Elétrica, Helinando Pequeno de Oliveira. A palestra abordou o tema “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro”, com destaque para os avanços da pós-graduação nesse período.

O dispositivo de honra da cerimônia de abertura foi composto pelo reitor Telio Nobre Leite; pela vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira; pelos pró-reitores de Ensino, Marcelo Ribeiro; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; de Extensão, Michelle Vieira; e de Assistência Estudantil, Clébio Ferreira; além do gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Lima, e da discente de Enfermagem Clara Emanuelly Menezes, que representou os estudantes da Univasf.

A pró-reitora Michelle Vieira deu as boas-vindas a todos os participantes da 17ª Scientex e destacou a importância do evento para o compartilhamento do conhecimento produzido por estudantes, técnicos e professores da Univasf, especialmente neste ano em que a Universidade completa 20 anos. Ela também enfatizou a realização de duas atividades inéditas nesta edição: os Jogos Intercampi e a Noite Cultural. “É um momento importante para integrar os conhecimentos, saber o que está sendo produzido nos outros campi, conhecer novas pessoas e possibilidades de trabalho e colaboração”, afirmou Michelle.

Durante a conferência de abertura, o professor Helinando Oliveira, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM), abordou a trajetória da pós-graduação ao longo dos 20 anos de história da Univasf, destacando o percurso dos pesquisadores da instituição desde a criação do primeiro curso de mestrado, o PPGCM, em 2007, até a implantação dos primeiros cursos de doutorado.

“Hoje, formamos 250 mestres por ano. No ano passado, foram 30 doutores formados. Isso dá um orgulho tremendo”, ressaltou Oliveira. O docente também enfatizou o papel da universidade na formação de cidadãos críticos e no desenvolvimento social. “É necessário que a pesquisa que eu desenvolvo faça sentido para a sociedade. Precisamos refletir sobre para quem a inovação tecnológica está sendo feita. A universidade foi criada para formar cidadãos que pensem no futuro das pessoas”, ressaltou.

Em seu discurso, o reitor Telio Leite destacou a importância da troca de experiências proporcionada pela Scientex e o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades. Ele também ressaltou o avanço da pós-graduação na Univasf, que atualmente conta com mais de 20 programas. “A Universidade, nestas últimas duas décadas, vem buscando ir além do que está nos currículos. A pesquisa, a extensão e a inovação proporcionam uma formação de qualidade para os nossos estudantes”, disse o reitor.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas