Iniciativa buscou promover um diálogo aberto e horizontal com os Promotores e Promotoras de Justiça.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na quarta e quinta-feiras (15 e 16), as reuniões da Agenda Compartilhada 2025 nas 1ª e 2ª Circunscrições Ministeriais, sediadas em Salgueiro e Petrolina, respectivamente. Liderada pelo Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, a iniciativa buscou promover um diálogo aberto e horizontal com os Promotores e Promotoras de Justiça, alinhando as ações da administração central às necessidades regionais.
O evento teve como pilares principais a prestação de contas da gestão e a escuta ativa das demandas das Promotorias. Durante os encontros, a equipe da Procuradoria-Geral de Justiça detalhou avanços em áreas como tecnologia da informação, com significativos investimentos em novos sistemas, inteligência artificial e integração de plataformas. Foram também abordados temas cruciais como obras a serem entregues, orçamento, capacitação e reestruturação de pessoal, movimentação na carreira e a criação, fortalecimento e plano de regionalização de núcleos ministeriais.
Um dos setores destacados foi o da Gerência Executiva Ministerial de Apoio Técnico (Gemat). A gestão informou que não existem mais demandas reprimidas na área, que engloba apoio a membros de profissionais de contabilidade, engenharia, arquitetura, psicologia e serviço social, graças a um trabalho focado em agilidade e aprimoramento do suporte técnico.
O PGJ José Paulo Xavier enfatizou o compromisso com a transparência e a necessidade de preparar a instituição para o futuro. "É satisfatória a aproximação da gestão com as circunscrições e a partilha de informações sobre o nosso trabalho contínuo, as nossas realizações, ao mesmo tempo em que ressaltamos desafios e perspectivas, colhendo sugestões dos colegas e ouvindo as demandas específicas das regiões", declarou. "Com a Agenda Compartilhada, cumprimos nosso papel como gestores de promover integrações necessárias para a construção de uma realidade mais favorável para a Instituição, com resultados a curto, médio e longo prazo", complementou.
A iniciativa foi elogiada pelos coordenadores das circunscrições. A Promotora de Justiça Nara Thamyres Alencar, coordenadora da 1ª Circunscrição (Salgueiro), enalteceu o valor do momento por abordar conquistas e dificuldades. “Oportunidade em que percebemos os problemas juntos, assim como buscamos soluções dialogando, consolidando o esforço da gestão em se mostrar democrática”, afirmou.
Já o Promotor de Justiça Igor de Oliveira Pacheco, coordenador da 2ª Circunscrição (Petrolina), confirmou a importância da presença da cúpula do MPPE no interior. “Ocasião de estarem diante de nós, ouvirem e sentirem o que vivemos e planejarmos juntos soluções efetivas”, disse.
As reuniões também serviram para reforçar o apoio a ações estratégicas na região, como o trabalho do Núcleo Regional de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Sertão (Gaeco Sertão), grupo especializado, montado este ano, para o combate à criminalidade localizada no sertão. Ao final, o coordenador do Gaeco Sertão, Promotor de Justiça Júlio César Soares Lira, entregou ao PGJ, integrantes da gestão e membros da 2ª Circunscrição uma medalha em reconhecimento à colaboração dada por eles ao órgão.