Aldeia do Velho Chico homenageia centenário de Ana das Carrancas

O festival tem a parceria da Prefeitura Municipal e faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade.

De 14 a 26 de agosto, o Sesc Petrolina e o Sebrae, por meio do HUB PE Criativo, realizam a 19ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, que este ano homenageará o centenário da Dama do Barro, Ana das Carrancas, destacando sua potência criativa e importância para o desenvolvimento da escultura brasileira. O festival tem a parceria da Prefeitura Municipal e faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade, desde 2017, por meio da Lei nº 2.904. A grade de programação contará com oficinas culturais, intervenções urbanas, espetáculos de teatro, dança, performances, literatura, artes visuais e shows musicais.

Com inspiração na trajetória de resistência de Ana das Carrancas, a Aldeia terá como temas de sua curadoria: afroindígenismo, dramaturgias da cena e manifestações artísticas urbanas. “O festival movimenta toda a cadeia da economia criativa local, sendo um espaço de intercambio artístico/econômico e cultural. Destacamos na programação o fortalecimento do trabalho com os grupos de cultura populares que tem em sua matriz aspectos culturais afro-indígenas; a presença marcante da produção teatral da cidade e o diálogo com as manifestações culturais urbanas, sobretudo, aquelas produzidas por grupos periferizados da cidade”, ressalta o supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

A programação do festival terá início no dia 14, com uma série de oficinas de iniciação as artes que serão realizadas em escolas municipais de Petrolina, através de uma parceria firmada com a Prefeitura e oficinas de economia criativa abertas ao público. No dia 16, instituições parceiras do Banco de Alimentos receberão a Biblioteca Itinerante do Sesc. Ainda no dia 16, às 9h, estudantes do Sesc terão a oportunidade de participar de uma “Vivência em Cerâmica”, com Maria de Ana, no Centro Cultural Ana das Carrancas.

A partir do dia 17 a programação artística terá início com lançamento do livro”O Amor e a Arte de Ana e José”, de Emanuel Andrade e Lucas Nogueira (Salgueiro/Petrolina-PE) e do cordel “Celebração em Cordel: 100 anos da Dama do Barro Ana das Carrancas”, de Graciele Castro (Petrolina/PE); “Performances para Ana”, com Júlia Gondim e Beatriz Ribeiro (Petrolina/PE); e “Samba Pra Preta Pretinha”, com Maria Francisca, Maria de Fátima, Camila Yasmine (Petrolina/PE), Ovídia Izabel de Sena, Suely Maria de Sena, Laiane dos Santos e Laisa Lara (Juazeiro/BA).

A grade de atrações conta ainda com os projetos Palco Giratório, com apresentação do espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa PET na beira da maré” do grupo São Gens (Jaboatão dos Guararapes/PE); O projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades com o artista Cadu Cinelli (PR) e a Mostra de Música Leão do Norte que trará as apresentações do show musical Gyra e do encontro de MC´s “Esquenta Hip Hop”.

Até o dia 26, a Aldeia do Velho Chico vai movimentar o Vale do São Francisco com diversas atrações, como a revelação da música brasileira, a cantora Rachel Reis (Salvador-BA), que se apresentará no dia 25 de agosto no Teatro Dona Amélia. No dia 26 acontecerá o tradicional Virarte, com 12 horas ininterruptas de programação. O festival vai reunir mais de 30 ações; mais de 60 apresentações em dança, teatro, música, audiovisual, literatura e culturas populares; 500 artistas envolvidos; 5 palestras; e 3 exposições.

Outra novidade dessa edição é a ampliação de ações acessíveis em Libras que estará presente em bate-papos, espetáculos e shows musicais. A programação completa do festival está disponível no site do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br).

Oficinas – As inscrições para as oficinas de economia criativa já estão abertas na central de relacionamento do Sesc Petrolina. As formações acontecerão de 15 a 25 com os seguintes temas: “Captação de Patrocínios para Projetos Culturais”, com Ana Gb (Salvador/BA); “Inteligência Digital e Projetos Culturais”, Beth Ponte (Salvador/BA) Virtual; “Criando Experiências Arretadas”, com Luana Trindade (Petrolina/PE); “Vivência em Dança”, com Juliana Manhães (Rio de Janeiro/RJ), “Gestão e Projetos Criativos em Artes Cênicas”, com Cassiane Tomilhero Frias (São Paulo/SP).

Tags:
petrolina
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas