Alunos e professores do curso técnico em Informática, do campus Salgueiro, são finalistas do Prêmio Liga STEAM

Saiba mais!

Alunos e professores do 2º ano do curso técnico em Informática do campus Salgueiro do IFSertãoPE conquistaram vaga na fase final do Prêmio Liga STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), promovido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Com o projeto intitulado "Sertão Verde e Sustentável: Monitorando e Gerenciando recursos naturais usando Internet das Coisas”, a equipe se dedicou, durante dois meses, a desenvolver soluções inovadoras para os desafios ambientais específicos da região do Sertão Pernambucano.

A questão norteadora do projeto, "Como podemos aplicar as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para monitorar e gerenciar eficientemente os recursos naturais no Sertão, visando um desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na comunidade?", direcionou a equipe na busca por soluções concretas para o problema da pesquisa.

O projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável na comunidade local, por meio da aplicação de tecnologias de Internet das Coisas (IoT). Através da monitoração e otimização do uso de recursos naturais, o projeto espera contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população local. Além disso, busca desenvolver soluções inovadoras para os desafios relacionados à escassez de água e à degradação ambiental na região do Sertão, e gerar um impacto na economia local e na sustentabilidade.

O Prêmio Liga STEAM tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática que possibilitem aos professores e estudantes aprofundarem seus estudos em temas relevantes à sociedade, principalmente com foco na Sustentabilidade e na Educação Ambiental.

Este ano, o Prêmio tem como tema “8 bilhões de motivos para mudar o presente! Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”, e está organizado em três categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

Na educação infantil, o 1º colocado será premiado com a instalação de uma brinquedoteca na escola. Para os níveis Fundamental e Médio, está prevista a criação de um laboratório de Robótica Lego. Os 2º e 3º lugares receberão, respectivamente, 10 mil e 5 mil reais, destinados à compra de equipamentos ou melhorias para a escola. 

O resultado da premiação será divulgado no dia 06/12.

Tags:
salgueiro
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas