Audiência pública em Salgueiro sobre a concessão parcial dos serviços da Compesa tem ampla participação popular

Pernambuco continua avançando na discussão sobre a concessão parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Nesta quarta-feira (22), foi realizada, em Salgueiro, no Sertão Central, a quarta audiência pública para apresentar e debater o projeto com a população. Na próxima semana será realizada uma audiência em Serra Talhada, na região do Pajeú.

Repetindo o que tinha acontecido em outros municípios, a audiência em Salgueiro contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores, líderes sindicais e representantes de vários segmentos da sociedade civil. 

O encontro, promovido pela Microrregião de Água e Esgoto do Sertão, foi realizado no auditório do Salgueiro Plaza Hotel.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou os benefícios para a população que serão conquistados com a concessão parcial.

"Queremos chegar na porta de todo e qualquer cidadão pernambucano com água de qualidade, sem intermitência, e tratamento de esgoto. Queremos, também, uma tarifa justa. 

É pra isso que apresentamos o nosso modelo de concessão parcial e por isso estamos ouvindo a população. Todas as contribuições estão sendo registradas e serão devidamente respondidas em relatório após essa fase", disse.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, esta melhoria dos serviços de saneamento, tão ansiada, tanto pela população, quanto pelo Governo do Estado, será possível a partir da concessão à iniciativa privada de parte das operações.

“Nós precisamos fortalecer a Compesa e vamos fazer isso retirando parte do que hoje é exigido dela, para que a companhia possa focar na produção e ampliação da oferta de água.

É preciso continuar investindo nas grandes obras, nos projetos estruturadores, que, em parceria com o governo federal, vão nos possibilitar uma melhor prestação deste serviço à nossa população”, explicou.

As audiências podem ser acompanhadas presencialmente ou pela internet, em tempo real, no endereço youtube.com/@mraes_pe e os documentos podem ser consultados até o dia 7 de fevereiro no site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (srhs.pe.gov.br).

O PROJETO - O objetivo da concessão é garantir que o Estado alcance a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, de universalização dos serviços de água e de esgoto até o ano de 2033. Segundo o modelo que está sendo consultado, a Compesa continuará responsável pela produção e tratamento de água. A distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto - exceto na Região Metropolitana do Recife, que já conta com uma parceria público-privada para a prestação do serviço, passaria para a iniciativa privada.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas