Codevasf promove curso de produção de Queijos Finos em Afrânio, sertão de Pernambuco

Município fica localizado nas proximidades de grandes vinícolas do Vale do São Francisco, o que potencializa comercialmente a produção do laticínio

A região do Vale do São Francisco é conhecida nacionalmente pela produção de vinhos e, para ornar com a bebida, nada melhor que um bom queijo. De 6 a 9 de novembro, a 3ª SR da Codevasf promoveu, por meio do Projeto Amanhã, no município de Afrânio (PE), o Curso de Produção de Queijos Finos. 

Nos quatro dias de formação (6 a 9 de novembro), os inscritos aprenderam a fazer diversos tipos da iguaria como gouda, queijo do reino, parmesão, camembert, queijo de cabra temperado tipo boursin, ricota, creme de ricota temperado e requeijão cremoso; além de outros produtos como iogurte umbu, iogurte de tamarindo, doce de leite pastoso e doce de leite com tamarindo. 

Edijane Ferreira já trabalha no ramo alimentício. Com a qualificação do curso de Produção de Queijos Finos, a empreendedora, agora, amplia os horizontes. Uma oportunidade de incrementar a renda mensal. “Aprendi diversas técnicas de produção de queijos finos. Sabia como era a produção dos tipos mais comuns aqui da região, mas esse curso me ensinou a fazer queijos que eu não sabia. Com o curso me sinto capacitada a fazer os queijos para começar a trabalhar na área, ampliando minhas possibilidades. Já trabalho com doces, vendendo trufa e, agora, também posso seguir nessa área”, projeta. 

Para quem está na bancada como aluno é a descoberta de um mundo de possibilidades. Mas para quem ensina também é um momento de aprendizagem, como no caso da Renata De Paori. 

Com experiência internacional na produção de queijos finos, De Paori enxerga no município de Dormentes um grande potencial para quem quer empreender na área, uma vez que a cidade fica próximo de grandes municípios famosos pela produção de vinho, bebida que é sempre bem-vinda na degustação dos queijos. 

“A turma foi super empenhada e o município tem um grande potencial para a produção de queijos. E a gente sabe que queijo combina com vinho, com cidades produtoras da bebida aqui no entorno. Não tenho dúvida de que rapidamente Afrânio será uma grande produtora de queijo”, destaca Renata De Paori.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas