Coluna Semanal: 100% da Metade

Leia!

Mais uma semana começa e apesar do cansaço acumulado, já entramos no fluxo de uma rotina agitada e exigente, que nos empurra para armadilha da mediocridade na multitarefa. Temos tantas demandas, que podemos até acreditar que estamos fazendo diversas atividades paralelamente, quando na verdade, intercalamos olhares para as redes sociais, enquanto nos esgotamos com uma lista de pendências que parece não ter fim.

 O pesquisador francês, Jean-Philippe Lachaux, constatou em seus estudos que não conseguimos fazer várias coisas simultaneamente, mesmo assim, insistimos acreditando que dar conta de tudo é a solução. Mas no final do dia, ficamos com a sensação de dia perdido, vazio existencial, esperando o que amanhã seja diferente.

E assim nos acostumamos a viver de expectativa e frustração, fazendo as mesmas coisas, enquanto aguardamos um resultado diferente. O pior, é que tem dias que já começamos mais ou menos, e quando pensamos em tudo o que temos pra fazer, já bate a vontade de voltar pra cama pra achar a coragem, que pelo visto, não deve ter ouvido o despertador tocar.

 Não sei pra vocês, mas o meu dia começou assim. Queria ter dormido mais, descansado mais, não ter visto o Sol nascer. Mas como não vivemos de querer, os anos de vida nesta Terra mostram que, crescer, trata-se de fazemos o que temos de fazer, mesmo quando tudo está bem mais ou menos.

Eu até poderia sugerir umas três ou quatro ferramentas de produtividade, planejamento pessoal e dizer que o importante é manter o foco na meta, que os resultados logo aparecerão, bem numa linha coach. Só que hoje, meu convite foge do lugar comum: Seja o que for, por inteiro.

Se acordou bem, aproveite seu dia, compartilhe alegrias e distribua sorrisos. Se acordou mais pra baixo, curta sua vibe introspectiva, reflita sobre a vida, enquanto espera por dias melhores. E aos que não estão nem tanto ao norte, nem tanto ao sul, não se culpe por não estar no ápice, nem se cobre por não estar no vale, mas entenda que tem dias que só estamos na média.

Mesmo em dias de média, você pode fazer o que tem que ser feito, enquanto descobre que em dias nos comuns, a rotina pode te ajudar a poderá enxergar um ótimo dia que ainda pode se descortinar, invés de só reclamar. Então, faça.

Tiago Silveira Machado

Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

Analista da Economia Local (Salgueiro/PE)

Tags:
opiniao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas