Convênio entre Fundarpe e Funarte leva instrumentos para bandas tradicionais de música do Estado

Nove grupos musicais de todas as regiões de Pernambuco recebem, a partir de amanhã, novos equipamentos de sopro como incentivo ao seus trabalhos no campo da cultura.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) iniciou, nesta quinta-feira (22), a entrega de instrumentos musicais para bandas tradicionais de música do Estado. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação assinado entre a Fundarpe e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a entrega do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Música 2020, que teve, em seu resultado final, a seleção de nove grupos das quatro macrorregiões de Pernambuco.

Ao todo, grupos como a Banda Musical Curica, de Goiana – Patrimônio Vivo do Estado – receberão 21 peças de sopro, que vão compor os metais dos grupos selecionados. Na lista dos instrumentos musicais de alta qualidade a serem entregues estão: bombardino; bombardão; trombone; trompa; saxofone tenor; flauta e clarineta.

A entrega das peças começou nesta quinta-feira (22), na recepção da Fundarpe, e contou com a presença de Marcelo Canuto, presidente da instituição. A fim de evitar aglomeração, essa entrega seguirá até a próxima semana, com dias e horários diferentes para cada grupo.

Além da Banda Musical Curica, as outras bandas que receberão os instrumentos são: Banda Musical 1º de Novembro (Timbaúba), Grupo Litero Musical Bonjardinense (Bom Jardim) Filarmônica Sim do Velho Chico (Petrolândia), Banda 15 de Novembro (Vicência), Banda de Música Madre de Deus (Brejo da Madre de Deus), Banda Musical Pedro Jorge Frassati (Chã Grande), Banda de Música Dom Luiz de Brito (Taquaritinga do Norte) e o Instituto Passo de Anjo (Recife).

“Assim que assinamos o acordo de cooperação com a Funarte, entramos em contato com as bandas pernambucanas para organizar a logística da entrega dos instrumentos. Esta premiação será um importante estímulo para a manutenção dessas bandas musicais, que carregam uma tradição de muitos anos, a exemplo da Banda Musical Curica, de Goiana, que conta com mais de 150 anos de história”, destaca Marcelo Canuto.

Tags:
cultura
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas