Projeto vai debater e apresentar propostas para o desenvolvimento sustentável da região
A ferrovia Transnordestina entre Salgueiro e o Porto de Suape é um dos eixos de desenvolvimento do Sertão do Estado. As oportunidades geradas com a conclusão da obra estão entre os temas de debate do Crea Desenvolve Salgueiro, que será realizado nos dias 31 (sexta) e 1º de novembro (sábado), reunindo profissionais, representantes da sociedade civil, gestores, legisladores e a academia.
As inscrições já estão abertas. É só acessar aqui e preencher o Google Forms. A participação é gratuita, com direito a certificado. É uma oportunidade para contribuir com o planejamento e soluções para os problemas das cidades. O encontro será aberto às 18h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro, na BR-232, km 504.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, fará a abertura do encontro. Em seguida, o vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, irá abordar o programa Crea Desenvolve, uma iniciativa do Conselho de Pernambuco para debater e apresentar propostas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As oportunidades da Transnordestina para a região será tema da apresentação do professor e ex-reitor da Universidade de Pernambuco Carlos Calado. O engenheiro civil é também um dos integrantes do Comitê Tecnológico de Pernambuco (CTP) do Crea-PE. As palestras serão retomadas no segundo dia do Crea Desenvolve, no sábado (01). Os potenciais e desafios dos setores agrícola, pecuário e florestal na região serão abordados por um representante do Instituto Agronômico de Pernambuco.
Já o mestre e engenheiro civil Gustavo Gurgel, diretor de Gestão e Operação do PISF/ASPAC, vai falar sobre os avanços e desafios do projeto de integração do Rio São Francisco. Para encerrar a rodada de debates, o geólogo e professor da UFPE Rodrigo Cortez apresenta o potencial mineral-econômico do sertão pernambucano, sob a perspectiva da Geologia.
As palestras fornecem subsídios aos participantes para debaterem as propostas para a região. Eles se reúnem em grupos, divididos por eixos temáticos, onde discutem os problemas e elegem as soluções para as cidades que integram a região.