Durante a visita, foram verificadas questões importantes
O presidente e a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Jorge Lôbo e Claudia Beatriz, respectivamente, estiveram, junto à vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Ana Carolina Tabosa, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, na quarta-feira (11/10). Na oportunidade, as entidades médicas avaliaram conjuntamente a situação da unidade – que é uma das mais importantes do sertão pernambucano.
Durante a visita, foram verificadas questões importantes, como: o déficit na escala de profissionais de neurocirurgia, neuroclínica e anestesiologia; a necessidade da resolutividade dos casos cirúrgicos; além de problemas observados na sala de recuperação anestésica.
A unidade, que realiza uma média de 3.033 atendimentos de urgência e emergência, além de 386 cirurgias, por mês, possui apenas quatro plantonistas na escala médica de neurologia para atendimentos de urgência, emergência e de rotina. No momento da fiscalização, 50 pacientes aguardavam nos corredores por vagas para internação.
Posteriormente, os representantes das entidades se reuniram com a direção do HU-UNIVASF para debater as dificuldades encontradas. O Cremepe informou à gestão que buscará as medidas legais em busca da resolutividade dos problemas identificados. “Abriremos prazos de notificações para adequação das irregularidades observadas, visando solucionar o problema do quantitativo de plantonistas, que hoje encontra-se com a escala defasada. A existência deste serviço não é possível sem um dimensionamento adequado para a resolutividade dos problemas da região”, destacou Mário Jorge Lôbo.
Com pouco menos de duas semanas à frente do Conselho Regional de Medicina, a nova diretoria chama atenção para o início das atividades e os desafios da busca por uma saúde de qualidade no Estado, tanto para os profissionais que prestam seus serviços, quanto para os usuários. “Esta é a primeira ação conjunta do novo Cremepe com o Sindicado dos Médicos, em prol das condições de trabalho para os colegas médicos e da qualificação da assistência para a população que precisa”, pontuou a vice-presidente do Conselho, Claudia Beatriz.