Curta-metragem “Chico e Flor – A lenda do Rio Opará” estreia em Petrolina

“Chico e Flor – A Lenda do Rio Opará” será exibido gratuitamente nos dias 19, 28 e 29 de novembro em Petrolina-PE

O Rio São Francisco é cenário da história protagonizada pelos personagens Chico (Rafael Moraes) e Flor (Camila Rodrigues). Gravado e produzido em Petrolina, no sertão de Pernambuco, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, “Chico e Flor – A Lenda do Rio Opará” será exibido gratuitamente nos dias 19, 28 e 29 de novembro em Petrolina-PE, respectivamente nas comunidades da Ilha do Massangano, Rio Corrente e José e Maria e soma-se à produção audiovisual da região tendo a infância como público-alvo principal.

“Chico e Flor – A Lenda do Rio Opará” conta a história de Chico, um barqueiro que vive sozinho em seu barco ancorado na margem de um rio e sonha um dia poder navegá-lo para realizar sua grande missão: enfrentar os monstros e as lendas para reencontrar seus pais. Chico tem como amiga a jovem Flor, uma garota corajosa que adora ouvir as histórias e as fantasias desse barqueiro. A dupla passa a tarde a imaginar aventuras cheias de encantos e mistérios em hipotéticas viagens rio acima e rio abaixo. Em um desses encontros, Chico decide contar para Flor a história da origem do Rio Opará, também conhecido como Rio São Francisco, utilizando uma máquina do tempo deixada por gerações passadas de sua família. A história do Rio Opará vai aquecer o desejo de Chico em encarar sua missão, e a corajosa Flor incentivará o início dessa aventura.

O curta, que é uma adaptação do espetáculo teatral “Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo” para as telas do cinema, é produzido pela Abajur Soluções Artísticas e pela Cia Biruta de Teatro, com direção de Antonio Veronaldo, direção de fotografia de Fernando Pereira, direção de arte de Cristiane Crispim e Leticia Rodrigues, trilha sonora original de Moesio Belfort, sendo todos/as artistas e trabalhadores/as da cultura que atuam no sertão pernambucano e fortalecem a cena cultural dessa região.

O projeto visa proporcionar ao público, sobretudo às crianças, o acesso à diversidade e pluralidade cultural do estado de Pernambuco, atendendo a uma demanda, inclusive, da sua formação, que versa sobre o respeito e reconhecimento da diversidade cultural do país, pois sabemos que na maioria das vezes esse público é apresentado somente a produções audiovisuais que narram culturas hegemônicas eleitas como globais e pouco acessam as narrativas do imaginário local pela falta de investimentos no conhecimento plural.

É também pensando na ampliação da democratização desse acesso que as exibições do curta se darão em bairros periféricos e na Ilha do Massangano, comunidade ribeirinha de Petrolina. E para ampliar ainda mais o acesso, o projeto se propõe a oferecer a tradução em Libras, reafirmando a importância de que pessoas com deficiência auditiva sejam incluídas nos processos de democratização cultural.

Tags:
petrolina
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas