Saiba mais!
O Jubileu 2025 tem como tema: “Peregrinos da Esperança” e terá a sua abertura oficial em 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, feita pelo Papa, em Roma. Outras três portas serão abertas pelo Sumo Pontífice: 29 de dezembro, será aberta a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão; em 1º de janeiro de 2025, Solenidade de Maria Mãe de Deus, a de Santa Maria Maior e, em 5 de janeiro, a Porta Santa de São Paulo Fora dos Muros.
A palavra “jubileu” vem do instrumento que se usava para indicar o seu início, trata-se do yobel, o chifre do carneiro que soava para anunciar este tempo especial. O jubileu é o tempo, pelo qual o cristão é chamado a resgatar e aprofundar a intimidade com Deus. Também chamado de “Ano Santo”, acontece a cada 25 anos da Igreja e pode acontecer de forma extraordinária, como o Jubileu de 2015, no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, também convocado pelo Papa Francisco.
Em unidade com a Igreja e com o Santo Padre, as dioceses do Brasil e do mundo festejam a abertura do Ano Jubilar, com programação própria, no próximo 29 de dezembro. Em Salgueiro, a Diocese celebrará um “duplo jubileu”, pois, além de celebrar o Jubileu da Igreja, a Diocese celebrará os seus 15 anos de fundação e instalação.
Em face destas comemorações jubilares, a Diocese de Salgueiro montou uma programação especial para 29 de dezembro:
A primeira paróquia a receber a imagem de Santo Antônio é a Paróquia Bom Jesus, de Nascente/PE. A Imagem Peregrina do padroeiro, reforça a presença da Diocese nas paróquias, bem como, tem a missão de motivar a fé do povo diocesano neste ano importante de comemorações.
Vale ainda ressaltar que no dia 29 de dezembro, domingo, não haverá celebrações da santa missa à noite, no território diocesano, pois é um momento de unidade da Diocese com o bispo.
Em breve será divulgado o calendário completo das visitas da Imagem Peregrina de Santo Antônio.
Fonte: CNBB e Jubileu 2025.