Estar em dia garante o exercício de diversos direitos de cidadania
Até a última segunda-feira (31), 1.151 pessoas buscaram a Justiça Eleitoral (JE) para regularizar a situação do título de eleitor em Pernambuco. Com isso, garantiram o direito de votar, tomar posse em concurso público e exercer outros direitos de cidadania. No entanto, ainda há 158.011 eleitoras e eleitores faltosos no estado que precisam se regularizar até 19 de maio.
O eleitor faltoso é aquele que deixou de votar, não justificou a ausência e não pagou a multa referente às três últimas eleições consecutivas, sendo cada turno contado como um pleito, incluindo os das eleições suplementares. Caso não resolva a pendência, o título pode ser cancelado.
A maioria dos eleitores faltosos é composta por homens (62%), segundo os dados do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação ao grau de instrução, a maior parte dos títulos irregulares pertence a pessoas que não concluíram o ensino fundamental (38,71%).
Já em relação à faixa etária, o maior número de faltosos está entre jovens de 25 a 29 anos. Entre aqueles que utilizam o nome social no título, 105 pessoas estão em situação irregular, enquanto, entre os eleitores com deficiência, esse número chega a 1,2 mil.
Até o momento, em todo o Brasil, 43.792 pessoas que não compareceram a três turnos consecutivos procuraram a Justiça Eleitoral e regularizaram a situação do título de eleitor. Entretanto, mais de 5,2 milhões de eleitores faltosos ainda precisam regularizar sua situação junto à JE no país.