Em reunião do Governo do Estado, PGJ apresenta ações do MPPE de combate à criminalidade e apoio a vítimas

PGJ entregou à governadora a Revista MPPE Plural, com um balanço das atividades de 2023 e 2024

Durante a 45ª Reunião do Comitê Estratégico do Programa Juntos pela Segurança, do governo de Pernambuco, o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, apresentou uma síntese das principais iniciativas do Ministério Público Estadual, nos últimos dois anos, no combate à criminalidade e atendimento às vítimas de violência. No encontro, que reuniu na noite de segunda-feira (16) também representantes do Judiciário, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, o chefe do MPPE agradeceu o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo para o fortalecimento da instituição, além da interação com as demais entidades. 

“Agradecemos pela sensibilidade do Governo Estadual e do Legislativo em encaminhar nossos pedidos, principalmente as suplementações orçamentárias. Esse apoio foi fundamental, por exemplo, para a nomeação dos novos Promotores e para avanços em outras ações”, afirmou Marcos Carvalho. 

A governadora Raquel Lyra, que conduziu a reunião, também reconheceu o ambiente favorável da relação com o Ministério Público e outras instituições  “A capacidade de diálogo e de união foi importante para o crescimento coletivo”, disse, dividindo com todos os resultados que vem obtendo com o programa Juntos pela Segurança, dentre eles a redução dos índices de homicídios no último ano. Ela parabenizou o Procurador-Geral de Justiça pela liderança e pediu que transmitisse a todos os Procuradores e Promotores do MPPE o agradecimento pelo esforço em defesa da segurança pública.

COMBATE E PREVENÇÃO - O PGJ entregou à governadora um exemplar da Revista MPPE Plural, com um balanço das atividades de 2023 e 2024. Dentre as ações de combate ao crime, destacou verbalmente o fortalecimento do Grupo de Atuação Especializada Contra o Crime Organizado (Gaeco), que ajudou a restituir aos cofres estaduais recursos de sonegação fiscal, e a criação do Núcleo de Apoio ao Júri, “que tem dado um reforço muito grande aos Promotores nos casos mais sensíveis, que envolvem facções criminosas”. 

Também mencionou o Núcleo de Defesa do Torcedor, instituído este ano e que já construiu um Termo de Ajustamento de Conduta com os clubes de futebol para implantação de biometria e cadastro dos torcedores para acesso aos estádios. Citou as ações de controle da atividade policial, como protocolo desenvolvido em parceria com a Polícia Militar na perspectiva de reduzir incidência de mortes, e lembrou ações educativas e de acolhimento a mulheres agredidas, inclusive com o lançamento de projeto que inclui nos quadros do próprio MPPE cota, entre terceirizados, para vítimas da violência doméstica. “Criamos o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência que já trabalha em parceria com o Núcleo de Apoio à Mulher”, lembrou.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas