Encontro de Reisados abre Ciclo Natalino em Santa Maria da Boa Vista

Evento, que tem apoio da Fundarpe, conta com cortejo, encontro de mestres e apresentações

Neste sábado (16), a partir das 18h, o município de Santa Maria da Boa Vista é palco do Viva Reis: Encontro de Reisados do Sertão, evento que reúneo dez grupos de reisado pernambucano fortalecendo laços culturais e promovendo a transmissão de saberes tradicionais. O encontro é uma celebração dessa tradição que faz parte da identidade sertaneja que foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, pelo Decreto nº 54.535, de 5 de abril de 2023, e que homologa a Resolução do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) nº 18, de 22 de dezembro de 2022.

A iniciativa é realizada pelo Movimento Viva Reis, com a produção local do Ponto de Cultura Coripós, e conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Na ocasião os participantes revivem conhecimentos, memórias, tradições e práticas culturais de seus mestres, mestras e grupos de cultura popular.

O evento, que conta com cortejo, encontro de mestres e apresentações, é uma vivência de saberes e memórias que contribui para a salvaguarda valorizando as tradições e seus representantes em seus territórios.
A concentração ocorre na frente da Igreja Matriz de Santa Maria da Boa Vista e é seguida pelo cortejo. Na Praça Xisto Graciliano acontecem as apresentações dos grupos: Reisado do Curral Novo, Reisado da Irmandade, Reisado do Mestre Pretinho, Reisado Mestre João Cicero, Reisado do lambedor, Reisado Mirim do Inhanhum, Reisado do Saruê – Herança Viva de Amarina, Reisado do Areal, Reisado da Mestra Maria Jacinta e Reisado do Inhanhum.

Para a Mestra Leonor, do Reisado do Curral Novo, “é uma alegria encontrar os grupos de reis e celebrar nossa cultura no Natal”. “Todo ano brincamos o reisado e ensinamos os meninos sobre a história dos reisados, como dançar, como fazer as roupas e coroas. Agora, nesse encontro, podemos mostrar nosso trabalho”, afirma.
Alfredo Neto, do Movimento Viva Reis, destaca que a ação é resultado de uma articulação realizada pelos grupos de reisado. “Eles propuseram à Secretaria de Cultura do Estado um olhar especial para os grupos desse ciclo cultural”, conta. “Realizar esse evento é fortalecer as manifestações culturais do ciclo natalino, tradições que guardam memórias importantes para nossa identidade cultural”.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas