Fundarpe inicia pesquisa para tombamento do patrimônio ferroviário de Pernambuco

O prazo para as contribuições vai até o dia 15 de agosto deste ano

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) iniciou a execução do Inventário Participativo do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. Essa ação tem como principal objetivo realizar consultas à população e levantar informações sobre os diferentes elementos que formam a malha ferroviária, administrada no passado pela extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). O prazo para as contribuições vai até o dia 15 de agosto deste ano.

A iniciativa, que tem colaboração do Museu do Trem do Recife/Estação Central Capiba, integra o processo técnico que subsidiará a instrução do Tombamento Temático do Patrimônio Ferroviário Edificado no Território do Estado de Pernambuco, iniciado em 2021. As referências dizem respeito a um conjunto construído, no período que abrange os séculos 19 e 20, de elementos necessários à operação dos trens de passageiros e cargas. Entre eles, estão estações, linhas férreas, armazéns, oficinas, vilas, túneis e pontes.

Além das informações sobre os elementos construídos, espera-se coletar relatos e memórias de diferentes pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente com esses bens culturais e quais as percepções sobre esse patrimônio em nosso Estado.

O Inventário Participativo é coordenado pela unidade de Educação Patrimonial da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe. A coleta de informações teve início em janeiro, com a apresentação da pesquisa a gestores públicos e representantes dos municípios de Timbaúba, Arcoverde, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. As próximas reuniões acontecem no mês de março, envolvendo outros municípios onde estão mapeados elementos incluídos no processo de tombamento.

Os questionários para receber contribuições da população estão abertos. Na primeira etapa, é necessário preencher os campos com alguns dados de identificação e selecionar o perfil com as perguntas que mais se encaixam com a realidade de quem responde.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas