Governo do Estado cadastra comunidades rurais para projetos de abastecimento d'água

- Até agora, foram identificadas na plataforma mais de 7 mil comunidades rurais, das quais cerca de 4.700 já foram cadastradas

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) convoca a população que mora nas regiões rurais do estado que não são atendidas pelos sistemas de abastecimento d’água convencionais a cadastrarem estas localidades na Plataforma de Saneamento Rural – a base de dados que norteia as políticas públicas de implantação de soluções de abastecimento em Pernambuco. 
 
Com o intuito de melhor compreender e analisar o alcance dos serviços de água e esgoto na zona rural do estado, o Governo de Pernambuco, em cooperação técnica com a Companhia Pernambucano de Saneamento - Compesa, desenvolveu a Plataforma de Saneamento Rural. A ferramenta permite o cadastro de comunidades rurais, com informações como a situação atual de abastecimento de água e saneamento, localização dos mananciais mais próximos, dados populacionais e informações sobre infraestruturas hídricas já cadastradas, como barragens, poços e adutoras. 
 
“Este cadastro para nós é muito importante, porque ele é o caminho para a priorização. São as informações contidas nesta plataforma que iremos acessar na hora de planejar todas as nossas obras e ações que permitam levar água às localidades rurais onde ela ainda não chegou”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco. 
 
Plataforma do Saneamento Rural em números - Até agora, foram identificadas na plataforma mais de 7 mil comunidades rurais, das quais cerca de 4.700 já foram cadastradas, que somam uma população aproximada de 1,5 milhão de pessoas. Foi identificado que 47% desses habitantes estão classificados como sem abastecimento de água, dos quais, em 74% dos domicílios, não há sequer regularidade no fornecimento de caminhões-pipa. 
 
A atual política de gestão do saneamento do Governo do Estado trata como uma das prioridades fornecer água potável para estes domicílios rurais ainda não alcançados pelos serviços de água e esgoto em todo o estado. Desta forma, a plataforma amplia e torna mais eficaz a nossa atuação nestas áreas. Ela é o caminho pelo qual a atual gestão visualiza as áreas rurais que ainda estão descobertas pelos programas de saneamento para planejar as ações que as contemple. 
 
O acesso à plataforma - A plataforma pode ser acessada no link: www.compesa.com.br/saneamentorural/
No entanto, apenas os seguintes órgãos são responsáveis pelo cadastro de informações na plataforma: Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento (SRHS), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), municípios e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR). Mas, a população pode solicitar a inserção de uma comunidade rural não abastecida com água em Pernambuco preenchendo o formulário que está disponível no site da secretaria, no endereço www.srhs.pe.gov.br

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas