Hospital Dom Malan forma mais uma turma de residentes em medicina

O momento obedeceu ao protocolo solene, marcado pelo descerramento das placas e entrega dos canudos

O Hospital Dom Malan, no sertão de Pernambuco, festejou, na última quinta-feira (24/02), a conclusão de mais uma turma de médicos especialistas nos Programas de Residência Médica em Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.

A solenidade foi realizada no anfiteatro da Univasf e contou com a presença dos médicos residentes, da diretora de Ensino Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, e da diretora Administrativa/Financeira, Elizângela Torre, além de   médicos preceptores, familiares e amigos dos formandos.

O momento obedeceu ao protocolo solene, marcado pelo descerramento das placas e entrega dos canudos. A uma noite de muita emoção, com muitos discursos e merecidas homenagens. O que as palavras não disseram, os olhos marejados entregaram. 

O reconhecimento à história do HDM desde a implantação dos programas até o momento atual, quando se firma como um excelente centro na formação de especialistas através dos seus programas de residências foi unânime; o compromisso dos professores e dedicação dos residentes também.

“Nunca foi por dinheiro. Mas sim por amor e ânsia pelo conhecimento”, ressaltou o vice supervisor de Ginecologia e Obstetrícia, Stênio Galvão, ao mencionar que muitos profissionais adquirem o título em uma pós-graduação de final de semana, em detrimento à escolha da melhor metodologia de formação para especialistas médicos, que é a residência médica.

Segundo a coordenadora Angélica Guimarães: “Esse é um momento de celebração para esta turma e para todos que fazem o ensino na Instituição. Um sonho que teve início há 12 anos, com o apoio da Fundação Professor Martiniano Fernandes, e que possibilitou ofertarmos à Petrolina e região excelentes especialistas nas áreas de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia".

Em nome dos colegas, a médica Bruna de Souza Palitot, agradeceu a oportunidade de poder concluir sua formação na maior maternidade do Estado. “A riqueza, raridade e até imprevisibilidade dos casos, sem dúvida, nos tornam aptos a atuar em qualquer grande centro do país. Realmente saímos com a sensação de estarmos prontos”, comemorou.

Receberam o título de especialistas 10 médicos, sendo 7 de Pediatria, 4 de Ginecologia e Obstetrícia, e 2 de Ultrassonografia em GO.

Tags:
petrolina
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas