Este ano, a Semana Nacional trouxe o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
Professores e estudantes do IFSertãoPE participaram, entre os dias 26 e 28 de novembro, da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que aconteceu em Brasília (DF). O evento visa contribuir para a divulgação da educação profissional e tecnológica, com o objetivo de ampliar o seu reconhecimento social e a sua atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos de pesquisas, inovação e extensão desenvolvidos pelas instituições ofertantes. Este ano, a Semana Nacional trouxe o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
O IFSertãoPE esteve representado por integrantes de quatro projetos de extensão executados pelo Núcleo de Extensão Tecnológica IFEduca 4.0, do Centro Tecnológico Comunitário InOviSertão e Núcleo IDEEIAR, todos do campus Petrolina Zona Rural, que foram selecionados por estarem alinhados com o tema do evento deste ano.
Integraram a comitiva o professor Pablo Oliveira, como coordenador, a professora Andréa Nunes e os estudantes de Agronomia, Antônio Henrique, Marcos Tolentino, Jaíne Gomes e Ramon Vieira, que apresentaram resultados de projetos voltados à pesquisa, inovação e extensão com uma exposição de protótipos e tecnologias.
Entre os destaques estavam protótipos desenvolvidos em impressão 3D e na cortadora laser, especialmente aplicados à agropecuária, além de circuitos eletrônicos, sensores de temperatura, carrinhos movidos à luz ou baterias, materiais de robótica associado à cultura maker inclusiva e metodologias educativas. “Todos os projetos reforçaram o compromisso em aliar tecnologia e inclusão, consolidando sua atuação como um importante vetor de desenvolvimento regional e social”, explicou a professora Andréa Nunes.
Para o professor Pablo Oliveira, a participação na SNEPT foi uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante. “Como representante do IFSertãoPE, tive a honra de liderar uma comitiva comprometida em mostrar a força e a qualidade da educação profissional e tecnológica que oferecemos no IFSertãoPE. Levamos quatro projetos desenvolvidos no instituto, cada um refletindo o esforço, a inovação e o impacto positivo que buscamos proporcionar à sociedade. O evento nos permitiu não apenas apresentar essas iniciativas, mas também trocar experiências com representantes da Rede dos Institutos Federais de todo o país, o que fortalece nosso compromisso com o ensino público e com o desenvolvimento regional. Foi emocionante ver o engajamento do público e perceber como nossas ações têm o potencial de inspirar outros projetos e instituições. Esse tipo de participação reafirma a importância do papel dos Institutos Federais na construção de um Brasil mais inclusivo e inovador”, afirmou.
O estudante Antônio Henrique Antônio Henrique apresentou o projeto “Modelagem 3D na Agricultura”, que destaca como a tecnologia pode revolucionar o campo, trazendo soluções práticas e inovadoras para os desafios enfrentados pelos produtores. Para ele, mostrar o impacto desse trabalho em um evento nacional foi extremamente gratificante e reforçou a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento sustentável. “Volto com gratidão, orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo para contribuir ainda mais com a ciência e a educação no Brasil”, disse.
O aluno Ramon Vieira destacou a oportunidade de observar a semelhança no caminho trilhado entre as instituições, no que diz respeito ao uso das tecnologias apresentadas na feira, como o desenvolvimento de inteligência artificial, a impressão 3D e a formação de grupos de robótica. “Como futuro engenheiro agrônomo, o evento ampliou minha perspectiva sobre a aplicação dessas tecnologias e o ambiente de inovação que, atualmente, ganha cada vez mais destaque”.
Para a aluna Jaíne Gomes, participar do evento foi uma oportunidade de troca de vivências. “Foi uma experiência ótima, que agregou muito conhecimento para minha vida profissional e acadêmica. Pude conhecer projetos de outras instituições, inclusive outros Institutos Federais e também expor nosso conhecimento, projetos que a gente desenvolve no IFSertãoPE”, declarou.
Já para o estudante Marco Tolentino, a 4ª SNEPT demonstrou o poder da união em prol da educação. “Esse evento se destacou como um espaço de troca de conhecimentos, permitindo o avanço em nossas pesquisas e iniciativas acadêmicas. Através de interações simples, como conversas informais, foi possível firmar parcerias estratégicas e expandir a visibilidade do IFSertãoPE para todo o Brasil, consolidando sua reputação como uma instituição reconhecida e admirada”. Tolentino destacou ainda a oportunidade de desenvolvimento de ideias inovadoras, a construção de redes de colaboração e o fortalecimento da comunidade acadêmica.