IPA e Embrapa Solos firmam acordo para construção de barragens subterrâneas em 57 municípios do Sertão e Agreste pernambucano

As equipes de técnicos das duas instituições irão fazer uma análise de aluviões

O Instituto Agronômico de Pernambuco vai firmar Acordo de Cooperação Técnica com a Embrapa Solos para identificação de áreas para a construção de barragens subterrâneas nas Mesorregiões do Sertão e do Agreste pernambucano. Serão analisados terrenos em 57 municípios.

As equipes de técnicos das duas instituições irão fazer uma análise de aluviões – que são depósitos de matérias orgânicas e inorgânicos deixados pelas águas – com potencial para construção das barragens. O acordo também prevê a capacitação de técnicos locais. Que após o treinamento, serão multiplicados para as famílias de agricultores.

As tratativas aconteceram em reunião realizada na última sexta-feira (14), na Embrapa Solos.

A diretora de Infraestrutura Hídrica, Auridan Coutinho, diz que será elaborado um Plano de Trabalho para elencar as responsabilidades de cada instituição, com prazos e metodologias que serão usadas. Com objetivo de acelerar e melhorar o desempenho do ponto crucial, a locação das barragens.

Por parte do IPA, também participaram a Gerente do Departamento de Engenharia Rural, Ana Cristina Almeida de Oliveira Figueiredo, o engenheiro Civil, Esli Lima da Silva, e o engenheiro Civil Osvaldo Janot Cabral Batista, que é o técnico que mais construiu barragens em todo o estado de Pernambuco.

Pela Embrapa Solos UEP Recife, participaram os Pesquisadores Flávio Adriano Marques (Coordenador Técnico), Maria Sonia Lopes da Silva, Manoel Batista de Oliveira Neto e José Coelho de Araújo Filho.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas