A visita teve como foco compreender o funcionamento do sistema que abastece parte da Operação Carro-Pipa, essencial para o atendimento das populações em situação de emergência por estiagem
Equipes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Exército Brasileiro estiveram, nesta terça-feira (21), em Petrolina (PE) para acompanhar de perto o andamento da Operação Carro-Pipa (OCP) no município. Durante a visita, conheceram as instalações da estação elevatória do Eixo Norte do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF), com foco no funcionamento do sistema que abastece parte da OCP, essencial para atender populações em situação de emergência devido à estiagem.
Os técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), responsável pela Operação, acompanharam a atividade das estações de bombeamento e conheceram o sistema de monitoramento remoto da água, que garante o controle da vazão e a distribuição para os estados atendidos. Segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa e de manutenção eletromecânica do MIDR, Alex Souza, o Eixo Norte do PISF conta atualmente com três estações de bombeamento, que garantem o deslocamento da água até o alto sertão nordestino. “Hoje, no Eixo Norte, a água é captada no São Francisco e elevada por três estações de bombeamento até Salgueiro. De lá, segue por gravidade até Cajazeiras, na Paraíba. Todo o sistema é monitorado à distância e controlado por equipes técnicas que acompanham, em tempo real, o funcionamento hídrico e elétrico das máquinas”, explicou.
O coordenador destacou que o sistema tem capacidade de expansão e que o trabalho de operação e manutenção é realizado de forma integrada. “Temos duas máquinas em funcionamento e a previsão é dobrar essa capacidade nos próximos dois anos, o que vai permitir ampliar a vazão de 23 para 46 metros cúbicos por segundo. Esse incremento vai fortalecer a segurança hídrica da região e o abastecimento da Operação Carro-Pipa”, ressaltou.
O Eixo Norte do PISF se estende por cerca de 260 quilômetros e conta com doze reservatórios. Ao longo do percurso, o sistema também realiza entregas diretas de água para municípios e comunidades do interior de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.