MIDR promove medidas de segurança no Projeto de Integração do Rio São Francisco

Entre as ações desenvolvidas estão campanhas constantes para alertar o público sobre os riscos potenciais de acidentes, afogamentos e possíveis fatalidades nos canais, reservatórios e estruturas da transposição

O Governo Federal vem empreendendo ações contínuas para garantir a segurança da comunidade que vive nos arredores do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Em parceria com três estados beneficiados (Ceará, Paraíba e Pernambuco), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) executa o Programa de Comunicação Social, que integra o conjunto de iniciativas do Projeto Básico Ambiental (PBA) da transposição.

O Programa de Comunicação Social busca estabelecer um diálogo construtivo com diversos setores sociais, especialmente com a população que mora na área abrangida pela transposição, para que eles tenham, de forma antecipada, informações relacionadas ao projeto, por meio de reuniões comunitárias e distribuição de materiais informativos adaptados à linguagem e às necessidades de diferentes públicos.

“Entre as informações que repassamos ao público estão as condutas proibidas na área da transposição. É importante ressaltar que atividades recreativas e aquáticas nos reservatórios, canais e estruturas do projeto e de suas obras acessórias não são permitidas", explica o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Pisf, Tiago Portela. "Além das questões legais, há riscos reais à vida. Embora as águas possam parecer calmas, elas estão sujeitas a movimentações constantes devido ao bombeamento, representando riscos potenciais de acidentes, afogamentos e possíveis fatalidades para os banhistas", explica.

Como medida preventiva, foram instaladas placas informativas e realizados treinamentos com a comunidade local para alertar sobre a proibição dessas atividades recreativas, visando principalmente a segurança da população.

Ações de conscientização

No Eixo Norte do Projeto São Francisco, entre os meses de janeiro e novembro de 2023, foram realizadas ações informativas em 12 instituições de ensino e em 56 comunidades rurais dos municípios de Abaré e Curaçá, na Bahia; Orocó, Cabrobó, Parnamirim, Salgueiro e Verdejante, em Pernambuco; e São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba, abrangendo um público de 1.522 pessoas.

Já no Eixo Leste, a equipe do PISF realizou, no mesmo período, atividades informativas em 17 instituições de ensino e em 45 comunidades rurais, nos municípios de Petrolândia, Betânia, Custódia, Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e em Monteiro, na Paraíba, abrangendo um público de 1.667.

Além de esclarecimentos sobre o Pisf, o Programa de Comunicação Social divulga e estimula a utilização do site e as Redes Sociais do MIDR, bem como o canal de Ouvidoria como fontes seguras para obtenção de informações oficiais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Tags:
nordeste
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas