MPPE apresenta experiência exitosa do Sistema Locust em evento do CNMP sobre inovação

O Locust tem a finalidade de integrar e otimizar os processos internos do DEMTR

O Sistema Locust, desenvolvido pelo Departamento Ministerial de Transporte (DEMTR) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi um dos destaques do 1º Encontro Nacional de Boas Práticas em Gestão Administrativa do MP, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ocorreu em Brasília, na segunda e terça-feiras (25 e 26). 

O Locust tem a finalidade de integrar e otimizar os processos internos do setor, contribuindo para uma melhor gestão da operação, da manutenção, de contratos e de pessoas. Junto a outras boas iniciativas de MPs brasileiros, foi apresentado no encontro para fomentar a troca de experiências exitosas dos Ministérios Públicos em todo o País.

Desenvolvido pela Coordenadora Ministerial de Administração, Vivianne Lima Vila Nova, e pelo Gerente do Departamento Ministerial de Transporte do MPPE, Luciano Bezerra Novaes, que falaram sobre o Locust em Brasília, o sistema facilita a organização e o monitoramento dos contratos e de pessoas do DEMTR, assim como a movimentação de veículos, controle de manutenção, controle de multas, inspeções veiculares, controle de abastecimento, acompanhamento de condutores e de credenciadas, procedimentos e instruções de trabalho e relatórios gerenciais.

“A escolha do sistema Locust como uma boa prática administrativa foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido e que agora poderá ser compartilhado com outros MPs, aumentando a possibilidade de modernização da Gestão Administrativa”, destacou Vivianne Lima Vila Nova.

O Locust, assim como os outros projetos apresentados no encontro, trata-se da capacidade do MP brasileiro investir e implantar inovação e em novas tecnologias. De acordo com a Resolução CNMP nº 257/2023, a Estratégia Nacional do Ministério Público Digital estabelece diretrizes de governança e gestão que impulsionem o desenvolvimento, a coordenação, o planejamento, a priorização e a implementação de estratégias de inovação e fomento à evolução digital no Ministério Público. Já a Resolução CNMP nº 276/2023 institui a Política Nacional do MP Digital e define os instrumentos que serão utilizados para promover a integração e a inovação no Ministério Público.

Para o futuro, o DEMTR prevê para o Locust a implementação da Requisição de Veículos via WhatsApp, pesquisa de satisfação dos/as usuários e ampliação dos Relatórios do Painel BI.

O 1º Encontro Nacional de Boas Práticas em Gestão Administrativa do MP foi promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP em parceria com o Comitê de Políticas de Gestão Administrativa do Fórum Nacional de Gestão (CPGA-FNG).
 

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas