MPPE recomenda que Prefeitura de Exu contrate profissionais especializados para o atendimento de pacientes com TEA e TDAH

O município deverá dispor de profissionais em quantidade suficiente para atender à demanda existente

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Exu, no Sertão do Araripe, fez recomendação à Secretaria Municipal de Saúde de Exu, no sentido de adotar as providências necessárias para disponibilizar os serviços de Terapia Ocupacional (TO), Fonoaudiologia e Psicologia com especialidade em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

O município deverá dispor de profissionais em quantidade suficiente para atender à demanda existente, com prioridade às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) devidamente diagnosticadas e com prescrição médica.

Enquanto não forem implementadas as contratações dos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Exu deverá assegurar o atendimento imediato das crianças já diagnosticadas, por meio de credenciamento emergencial de profissionais ou custeio do tratamento na rede privada. Quando necessário, o município também deverá garantir o transporte para a locomoção dos pacientes e acompanhantes.

O descumprimento injustificado da recomendação poderá ensejar o ajuizamento das medidas judiciais cabíveis, inclusive Ação Civil Pública, visando à efetivação do direito à saúde e responsabilização por ato de improbidade administrativa, nos termos da lei nº 8.429/92 (com redação dada pela lei nº 14.230/21).

A íntegra do documento, assinada pela Promotora de Justiça Gabriela Tavares Almeida, foi publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE, do dia 13 de agosto de 2025.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas