MUITO OBRIGADO CAIXA ELETRÔNICO

Coluna Semanal!

Você lembra a última vez que usou o caixa eletrônico? Melhor, sabe onde fica o caixa eletrônico mais perto? Lembra da sensação de digitar o valor esperado, colocar a senha, ouvir o barulho da contagem de cédulas e tirar o dinheiro daquele espaço retangular? Quantas vezes você agradeceu ao caixa eletrônico?

Mas você pode me perguntar, como assim agradecer ao caixa eletrônico? Eu agradeço a Deus, ao meu esforço, a quem mandou o dinheiro pra mim, não ao caixa eletrônico. Daí, eu te devolvo a pergunta, como assim você não agradece ao caixa eletrônico, que está disponível, esperando por você ou por quem precisar pare te fornecer cédulas quentinhas, crocantes, separadas eletronicamente, na quantidade exata que você solicita?

Você pode estar me achando meio maluco com esse papo de caixa eletrônico, especialmente pelo fato de que o caixa eletrônico existe para cumprir um papel, ele está onde está, para poder cumprir uma função. E se ele cumpre, não faz mais que a obrigação. Um caixa eletrônico sem dinheiro é o mesmo que chegar no mercado, perguntar por um produto e o atendente dizer: tem, mas tá faltando.

Pra quem me conhece um pouco, já sabe que não trataremos de caixa eletrônico, mas da forma como lidamos com a prestação de serviços. Vamos recordar do elefante que estava na sala, ou melhor, da cratera na entrada da cidade de Salgueiro? Pois bem, elefante retirado, problema resolvido, e sinceramente, não sei quem foi o responsável, mas ele cumpriu o seu papel e resolveu o problema.

Se demorou seis meses, se haviam problemas de licitação, pessoal, equipamento, não interessa, o problema finalmente foi resolvido. Quanto a exaltação do que foi feito, o que precisamos entender é como avaliamos os serviços prestados.

Esse ano teremos eleição, e a pergunta que precisamos responder está relacionada a função que cada agente público ocupou durante esse período e como ele buscou solucionar os problemas que foram surgindo ao longo desse tempo. Diante disso, cada um decide se o candidato merece um novo voto de confiança ou se alguém se apresenta como uma alternativa mais viável.

Trazendo para a realidade dos brasileiros médios, como estamos desempenhando nossas funções? Queremos aplausos porque estamos colocando o lixo pra fora de casa ou compreendemos que fazemos parte de um complexo sistema de cooperação e colaboração que contribui para o desenvolvimento de nossa sociedade?

Aos empreendedores, oferecer um produto ou serviço de qualidade a preço justo, podem garantir a sustentabilidade dos seus negócios. Aos funcionários que trabalham, exercer suas funções da melhor forma possível, diz mais sobre você do que seu patrão, mas de toda forma, acabará impactando na empresa que você trabalha.

Todos temos uma função a exercer, pode ser que você esteja passando por momentos onde, é só mais um caixa eletrônico sem dinheiro para saque, e se seus clientes não encontram o que procuram, daí, eles podem até mudar de banco. Então, se você não está satisfeito, mude seus planos e suas perspectivas, de forma que consiga entregar o que você é capaz de fazer.

Tiago Silveira Machado

Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

Analista da Economia Local (Salgueiro/PE)

Tags:
opiniao brasil
Author
Professor Tiago Machado

Tiago Silveira Machado, Eng. de Produção Mecânica, com Mestrado em Eng. de Produção e cursando doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Trabalhando como Professor da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas