As pacientes contempladas foram selecionadas, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
Mais uma ação do Outubro Rosa, importante campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, está em andamento nas grandes emergências de saúde de Pernambuco. Trata-se do Mutirão de Cirurgias Plásticas, no qual 74 mulheres, que se submeteram à mastectomia devido à doença, passarão por cirurgias de implante de próteses.
As pacientes contempladas foram selecionadas, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), durante os meses de agosto e setembro, após triagem realizada por uma junta médica. As vagas foram disponibilizadas para a Gerência de Administração Ambulatorial (Gramb), área responsável por mapear as pacientes e encaminhá-las aos hospitais incluídos na ação.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-PE), Luiz Felipe Vieira, o mutirão tem o objetivo de acelerar a fila de espera das mulheres que aguardam a realização do procedimento pelo SUS. “Este é o segundo ano desta ação, que mobiliza vários profissionais da saúde de forma voluntária. É uma importante iniciativa para resgatar a autoestima dessas mulheres”, explicou.
Os procedimentos serão realizados no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Hospital das Clínicas (HC), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).
Câncer de Mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil. Segundo projeção alarmante do órgão, no triênio 2023/2025, o país vai contabilizar, ao todo, 73 mil casos dessa neoplasia entre as mulheres. Em Pernambuco, vislumbra-se uma perspectiva de 970 pacientes doentes por câncer de mama, por ano.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.