Neoenergia alerta para risco de entrar em subestações de energia elétrica

Apenas pessoas autorizadas pela empresa podem ter acesso a esses locais.

A Neoenergia Pernambuco possui 165 subestações de energia espalhadas por todo o Estado. Até o final de 2028, serão construídas mais 10 unidades, fortalecendo e promovendo mais robustez à rede de distribuição pernambucana. Apesar de serem imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema elétrico brasileiro, esses equipamentos exigem cuidados não apenas dos técnicos especializados da distribuidora, como de toda a sociedade. Pensando nisso, a Neoenergia Pernambuco lança alguns alertas para se evitar acidentes, danos elétricos ou mesmo o desligamento de cidades inteiras no Estado.

A primeira dica é nunca entrar em uma subestação sem autorização e equipamentos de proteção individual. Apenas profissionais habilitados podem acessar esses locais. A pessoa que não tem o conhecimento correto pode levar um choque fatal sem nem ter tocado nos aparelhos ou cabos de alta tensão. Isso porque eles formam um arco elétrico que pode chegar a até um metro de distância, atingido qualquer pessoa que esteja neste perímetro.

Um dos pontos mais sensíveis e que tem acontecido em Pernambuco é a invasão de crianças e adolescentes em subestações para recuperar pipas. A ação é extremamente perigosa, pois geralmente o brinquedo cai no meio dos equipamentos, um dos locais mais sensíveis do empreendimento.

“Muitas vezes as crianças e adolescentes não têm a devida noção do risco que correm ao entrar em uma subestação. Desta forma, os pais devem ficar muito atentos à brincadeira dos filhos. Em hipótese nenhuma uma pessoa pode entrar naquela área sem a presença de uma equipe da Neoenergia, com a devida autorização e com a utilização de EPIs”, afirmou o gerente de subtransmissão da Neoenergia, Aldo Formiga.

Outra dica da Neoenergia é não arremessar qualquer material dentro das subestações. O ato de vandalismo pode danificar aparelhos essenciais para o bom funcionamento do sistema, fazendo que que a proteção desligue as máquinas imediatamente.

É terminantemente proibido a utilização dos muros das subestações como divisórias de outros imóveis, assim como das cercas como varais de roupa. Outro ponto relevante é a proibição do descarte de lixo nos limites das subestações. Muitas pessoas não apenas jogam os resíduos, como muitas vezes colocam fogo, o que aumenta consideravelmente o risco de acidentes e desligamentos.

Caso alguma pessoa flagre qualquer um desses comportamentos, deve ligar imediatamente para a Neoenergia, por meio do 116. Este tipo de denúncia é importante para se evitar acidentes e grandes desligamentos.

 

 

 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas