Novas Diretorias Remotas do TJPE dão maior celeridade à Justiça

Os dados são de setembro.

Em quatro meses de atuação, as 12 Diretorias Remotas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vêm imprimindo maior celeridade no cumprimento processual, ou seja, deixando a Justiça mais ágil e eficiente. A diminuição do acervo em Diretorias foi de 3,01%, acompanhada de queda de 2,98% da criticidade processual. Mais de 1,1 milhão de processo foram movimentados. Os dados são de setembro.

Implementadas em maio passado, as Diretorias integram a Central Judiciária de Processamento Remoto de 1º Grau da Capital (Cenjud). A ideia do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, é promover a uniformidade, impessoalidade e abrangência da atuação de servidoras e servidores em todo o Estado de Pernambuco. “As Diretorias, a exemplo dos alvarás via PIX para os advogados, já se tornaram uma realidade. Tudo que queremos um Judiciário mais eficiente para a população pernambucana”, diz o presidente.

Só para se ter uma ideia do bom desempenho, de 1º de maio a 29 de setembro foram movimentados 1.138.365 processos pelas Diretorias e realizados 5.606.526 atos cartorários. A quantidade total de processos arquivados foi de quase 80 mil. Além disso, o Núcleo de Revisores e Certificadores registrou uma redução do acervo de 6.917 processos, o que equivale a 84% do acervo. Já a Diretoria das Varas Criminais do Interior diminuiu 11.768 processos no seu acervo de Diretoria, o que corresponde a 10,26%. Tem mais: A Diretoria Estadual dos Juizados Especiais reduziu 22.938 processos no seu acervo, o equivalente a 7,8%.

Além das 12 Diretorias Remotas, a Central é composta pela Contadoria Remota, pelo Núcleo de Revisores e Certificadores e pela Central de Atendimento Processual. “A atuação no formato de Diretorias proporciona a gestão do acervo de forma sistematizada, estratégica e eficiente, identificando o tempo dos processos nas tarefas, gestão dos prazos processuais, monitoramento e acompanhamento dos resultados de cada Diretoria”, explica o secretário-executivo da Cenjud, Paulo Serpa. “Este novo formato possibilita um melhor gerenciamento do acervo a ser cumprido”, completa a secretária da Cenjud, Danielle Nobre.

Como falar com as Diretorias? 

De acordo com o Sistema de Controle e Gestão de Atendimentos (SCGA), que registra os atendimentos feitos por telefone ou eletronicamente, do início de maio a 27 de setembro, foram contabilizadas mais de 185 mil solicitações. Atualmente, as unidades judiciárias prestam atendimento presencial, pelo aplicativo TJPE Atende, pelo Balcão Virtual, por e-mail e por telefone.

A Central de Atendimento Processual do 1º Grau realiza os atendimentos através de telefone e via chat, neste último caso em forma de projeto piloto. De 27 de maio a 4 de setembro, a Central computou mais de 14.400 atendimentos telefônicos, o que resultou em mais de 10.600 registros de solicitações para as Diretorias Remotas.

Está precisando tirar alguma dúvida sobre processo ou deseja falar com a unidade judiciária onde seu processo tramita? Atualmente, o atendimento é realizado pela Central de Atendimento Processual do 1º Grau (CAP1G) e pelas unidades judiciárias, neste último caso de forma presencial ou eletrônica. Confira abaixo os canais de atendimento.

TJPE Atende - aplicativo que permite à cidadã e ao cidadão registrar uma solicitação em qualquer unidade judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco e acompanhar as respostas da sua solicitação diretamente em seu dispositivo móvel, de forma on-line, por meio de notificações.. O aplicativo está disponível no Google Play e na Apple Store.

Balcão Virtual - a ferramenta busca proporcionar um atendimento mais eficiente ao jurisdicionado, por meio de um canal virtual. Acesse AQUI.
Telefone da Central de Atendimento Processual do 1º Grau: (81) 31810506.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas