Os dados são de setembro.
Em quatro meses de atuação, as 12 Diretorias Remotas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vêm imprimindo maior celeridade no cumprimento processual, ou seja, deixando a Justiça mais ágil e eficiente. A diminuição do acervo em Diretorias foi de 3,01%, acompanhada de queda de 2,98% da criticidade processual. Mais de 1,1 milhão de processo foram movimentados. Os dados são de setembro.
Implementadas em maio passado, as Diretorias integram a Central Judiciária de Processamento Remoto de 1º Grau da Capital (Cenjud). A ideia do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, é promover a uniformidade, impessoalidade e abrangência da atuação de servidoras e servidores em todo o Estado de Pernambuco. “As Diretorias, a exemplo dos alvarás via PIX para os advogados, já se tornaram uma realidade. Tudo que queremos um Judiciário mais eficiente para a população pernambucana”, diz o presidente.
Só para se ter uma ideia do bom desempenho, de 1º de maio a 29 de setembro foram movimentados 1.138.365 processos pelas Diretorias e realizados 5.606.526 atos cartorários. A quantidade total de processos arquivados foi de quase 80 mil. Além disso, o Núcleo de Revisores e Certificadores registrou uma redução do acervo de 6.917 processos, o que equivale a 84% do acervo. Já a Diretoria das Varas Criminais do Interior diminuiu 11.768 processos no seu acervo de Diretoria, o que corresponde a 10,26%. Tem mais: A Diretoria Estadual dos Juizados Especiais reduziu 22.938 processos no seu acervo, o equivalente a 7,8%.
Além das 12 Diretorias Remotas, a Central é composta pela Contadoria Remota, pelo Núcleo de Revisores e Certificadores e pela Central de Atendimento Processual. “A atuação no formato de Diretorias proporciona a gestão do acervo de forma sistematizada, estratégica e eficiente, identificando o tempo dos processos nas tarefas, gestão dos prazos processuais, monitoramento e acompanhamento dos resultados de cada Diretoria”, explica o secretário-executivo da Cenjud, Paulo Serpa. “Este novo formato possibilita um melhor gerenciamento do acervo a ser cumprido”, completa a secretária da Cenjud, Danielle Nobre.
Como falar com as Diretorias?
De acordo com o Sistema de Controle e Gestão de Atendimentos (SCGA), que registra os atendimentos feitos por telefone ou eletronicamente, do início de maio a 27 de setembro, foram contabilizadas mais de 185 mil solicitações. Atualmente, as unidades judiciárias prestam atendimento presencial, pelo aplicativo TJPE Atende, pelo Balcão Virtual, por e-mail e por telefone.
A Central de Atendimento Processual do 1º Grau realiza os atendimentos através de telefone e via chat, neste último caso em forma de projeto piloto. De 27 de maio a 4 de setembro, a Central computou mais de 14.400 atendimentos telefônicos, o que resultou em mais de 10.600 registros de solicitações para as Diretorias Remotas.
Está precisando tirar alguma dúvida sobre processo ou deseja falar com a unidade judiciária onde seu processo tramita? Atualmente, o atendimento é realizado pela Central de Atendimento Processual do 1º Grau (CAP1G) e pelas unidades judiciárias, neste último caso de forma presencial ou eletrônica. Confira abaixo os canais de atendimento.
TJPE Atende - aplicativo que permite à cidadã e ao cidadão registrar uma solicitação em qualquer unidade judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco e acompanhar as respostas da sua solicitação diretamente em seu dispositivo móvel, de forma on-line, por meio de notificações.. O aplicativo está disponível no Google Play e na Apple Store.
Balcão Virtual - a ferramenta busca proporcionar um atendimento mais eficiente ao jurisdicionado, por meio de um canal virtual. Acesse AQUI.
Telefone da Central de Atendimento Processual do 1º Grau: (81) 31810506.