O CLIMA DE NATAL QUE AINDA NÃO CHEGOU

O Natal é tradicionalmente um período em que as áreas comerciais se beneficiam da atmosfera festiva, atraindo consumidores e estimulando as vendas.

Um exercício que tenho muita dificuldade de colocar em prática é o de fingir demência. Algo que me acompanha desde a infância e está presente na vida da população ocidental é o período de Natal, seus enfeites, iluminações e ambiente que nos remetem a reflexão que mais um ciclo anual está chegando ao fim.

Apesar disso, morar na cidade de Salgueiro tem sido bem frustrante pela ausência de decoração natalina nas ruas da cidade. Sinceramente, parece que nada está acontecendo. Só que esse atraso, despreocupação ou como quiser chamar, suscita preocupações legítimas quanto ao impacto negativo que tal decisão pode ter nos negócios locais durante a temporada festiva.

O Natal é tradicionalmente um período em que as áreas comerciais se beneficiam da atmosfera festiva, atraindo consumidores e estimulando as vendas. A falta de decoração não apenas priva os cidadãos do espírito natalino, mas também pode prejudicar diretamente a vitalidade econômica do comércio local.

Salvo raríssimas exceções como Salgueiro Plaza Hotel e o Supermercado Cesta do Povo, a cidade segue seu fluxo de apatia natalina desconhecendo o que é Natal e o que ele representa não apenas para as famílias, mas para os negócios locais.

A decoração de Natal nas ruas não é apenas uma expressão de celebração, mas também uma estratégia eficaz para impulsionar o comércio. As luzes cintilantes, árvores decoradas e enfeites temáticos contribuem para criar um ambiente acolhedor e convidativo, incentivando as pessoas a passear pelas ruas comerciais.

Lojas decoradas são mais propensas a atrair a atenção das pessoas e a gerar um senso de urgência para compras de presentes e produtos sazonais. A ausência dessa decoração pode resultar em uma atmosfera desanimadora, desencorajando as pessoas de gastarem localmente.

Tal experiência sensorial tem um impacto positivo nas emoções dos consumidores, tornando mais provável que eles optem por realizar suas compras na área local, invés de fugirem para os grandes centros ou comprarem pelos gigantes do marketplace como a Amazon, o Mercado Livre e tantos outros.

Ao negligenciar a decoração natalina, a Prefeitura perde uma oportunidade valiosa de promover a Economia Local. Outras cidades frequentemente capitalizam essa época do ano, organizando eventos comunitários, competições de decoração e atividades que atraem visitantes. A falta de iniciativa nesse aspecto afasta tanto os moradores, fazendo deles turistas em cidades maiores, prejudicando a receita gerada pelos negócios locais.

É crucial que as autoridades municipais reconheçam o valor intrínseco da decoração natalina não apenas como uma tradição cultural, principalmente por se tratar de uma cidade fortemente cristã, haja vista as missas que passaram a ocupar as praças nos últimos anos, devido a grande participação da população.

Investir nesse aspecto não apenas proporciona alegria à comunidade, mas também contribui para a sustentabilidade financeira dos comerciantes locais e tratar essa questão como elemento de urgente tomada de decisão irá priorizar a promoção de um ambiente natalino vibrante que beneficie tanto os cidadãos quanto a economia local.

 

Tiago Silveira Machado

Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

Analista da Economia Local (Salgueiro/PE)

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Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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