Pernambuco celebra França: ampla programação apoiada pelo governo estadual reforça laços de amizade nos 200 anos de relações diplomáticas Brasil-França

Programação contempla atividades em Pernambuco e na França, incluindo intercâmbio artístico, cultural, gastronômico e científico e segue de maio a novembro de 2025

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Adepe), realizou, nesta quarta-feira, 30 de abril, no auditório da Secti, o lançamento do calendário de atividades do ‘Pernambuco celebra França’, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o país europeu. A ação tem parceria do Consulado Geral da França no Recife e de outros interlocutores locais como a Abrasel, Caixa Cultural, UFPE e UFRPE.

Reunindo representantes do governo do Estado e das instituições parceiras, o evento apresentou o calendário das diversas ações que serão realizadas entre maio e novembro deste ano em Pernambuco e na França. “O ‘Pernambuco celebra França’ é uma oportunidade simbólica e concreta para reafirmarmos os laços históricos e contemporâneos entre Pernambuco e a França. Temos colhido frutos valiosos de uma cooperação ativa nas áreas da cultura, da educação e da sustentabilidade ambiental. Projetos como o Francescola e o intercâmbio entre artesãos franceses e pernambucanos fortalecem não apenas as nossas relações diplomáticas, mas também ampliam as oportunidades de aprendizado mútuo. O convite feito pelo governo francês para a participação de Pernambuco na III Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, a ser realizada na França em junho deste ano, também é mais uma demonstração da confiança mútua e do alinhamento de agendas que unem nossos territórios em prol de um futuro mais justo e sustentável”, destaca o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Entre outras ações programadas também está a realização da exposição ‘Terra-mar’, mostra inédita que une ciência, arte e conscientização ambiental para ensinar aos visitantes sobre a interconexão entre o ecossistema terrestre e marinho. Liderada pelo Laboratório TAPIOCA (UFPE e UFRPE), a exposição visitará a cidade francesa de Montpellier e integrará a programação paralela à Conferência dos Oceanos da ONU. No segundo semestre, a exposição Terra-mar virá a Pernambuco de maneira itinerante, para desembarcar na Torre Malakoff, no Recife, e deverá passar por outras cidades no interior do Estado.

Em parceria com a Abrasel, o calendário também contará com a realização de um festival gastronômico temático e com o lançamento do livro Cores e Sabores que celebra o encontro da gastronomia pernambucana com a francesa.

Em maio, artesãos pernambucanos irão participar de intercâmbio artístico na Bienal Révélations – Bienal Internacional de Criação Contemporânea em Ofícios de Arte, que acontece no Grand Palais (Atelier D’art), em Paris, e representa a principal plataforma econômica para criadores e profissionais do mercado, com foco em artesanato, design e arte contemporânea.

Em 14 de julho e, depois, em 9 de novembro, a fachada da Caixa Cultural Recife, prédio projetado pelo Francês Georges Henry Munier em 1912, receberá uma iluminação que celebra as cores do país europeu.

Dando continuidade às ações comemorativas, em setembro, também será realizado o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, em Lille, na França, com o objetivo de promover internacionalmente o forró, uma expressão cultural que é autêntica do Nordeste brasileiro.

“As várias nuances da relação histórica entre Pernambuco e a França mostram sua força com uma programação tão rica e tão diversa culturalmente, que visita os territórios e promove intercâmbios muito significativos. Assim, reforçam-se vínculos existentes, mas criam-se também outros novos, que revigoram nossa cultura e apontam para o futuro”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que destaca ainda a influência arquitetônica e a importância do turismo cultural entre os dois destinos.

A programação do ‘Pernambuco celebra França’ conta ainda com ações na área de ciência e tecnologia apoiadas pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, o que inclui a edição francesa do Programa Global PE, iniciativa do Governo do Estado para apoiar a internacionalização de startups pernambucanas, conectando-as aos ecossistemas de inovação globais.

“O ‘Pernambuco celebra França’ é também uma oportunidade para ampliar as fronteiras do conhecimento e da inovação. A ciência e a tecnologia têm um papel central nesse intercâmbio, conectando talentos pernambucanos a redes internacionais de pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Através de iniciativas como a edição francesa do Programa Global PE, estamos fortalecendo a presença de Pernambuco nos ecossistemas globais de inovação, promovendo oportunidades concretas para nossas startups e consolidando parcerias estratégicas que impactam positivamente nosso futuro econômico e social”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro.

O cônsul Geral da França em Pernambuco, Serge Gas, diz que Pernambuco ocupa um lugar especial na amizade entre a França e o Brasil, sendo sede histórica do Consulado-Geral da França para o Nordeste há quase dois séculos. “A Temporada França-Brasil 2025 terá aqui uma importância particular, com uma programação rica e variada, que reflete a diversidade da cooperação cultural entre os nossos dois países. Em Pernambuco, essa programação destacará temas que estão no centro da Temporada: o combate às mudanças climáticas, o fortalecimento da democracia e a celebração da diversidade”, pontua.

Segundo o diplomata, Pernambuco dará à celebração um toque muito especial, que vai além dos temas da Temporada, reafirmando o compromisso de manter viva a amizade entre a França e o Brasil.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas