Pernambuco Meu País 2025 celebra a cultura em dez cidades do Sertão e Agreste do Estado

Entre os dias 25 de julho e 07 de setembro, o festival segue itinerância com ações em Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e culmina em Caruaru

Terreno fértil para o desenvolvimento das mais diversas linguagens artísticas, o sentimento de pertencimento e identificação cultural faz de Pernambuco uma verdadeira nação que ultrapassa as fronteiras que delimitam um estado. Após dois séculos e oito anos da revolução que até hoje reafirma o bairrismo de todo bom pernambucano, quando em 1817 o território se transformou em uma república independente por 74 dias, a ancestralidade e as tradições culturais ecoam ainda mais alto e fazem da terrinha destino desejado pelo mundo. Celebrando essa força que movimenta e propondo um intercâmbio cultural, o Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo do Estado com investimento estimado em mais de R$ 30 milhões, chega à 2ª edição se consagrando como um dos eventos de maior itinerância do Brasil. Em 2025, a circulação acontece entre os dias 25 de julho e 07 de setembro, deixando a sua marca em dez municípios do Estado. Do Sertão ao Agreste, serão mais de 20 dias de programação multicultural. Uma festa que deixa e recebe um tanto fincando raízes, proporcionando encontros, trocas de saberes e entrando para o imaginário popular.

Convidando nativos e turistas a pegarem estrada em busca de explorar o que há de mais belo da cultura pernambucana, o Festival Pernambuco Meu País leva na bagagem atrações que dialogam com todas as linguagens, com mais de 900 intervenções artísticas de todo País, mantendo foco nas culturas populares e personalidades locais como guia de uma programação plural, descentralizada e gratuita. O portal multicultural transforma cada cidade em um grande palco para as expressões da identidade, abrindo caminhos para as artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, fotografia, gastronomia, literatura, moda, culturas populares, dança, música e teatro. Em cada município, durante três dias consecutivos, o público vivenciará espetáculos, shows, cortejos, feiras criativas, ações formativas, entre outras atividades.

O Festival Pernambuco Meu País passará pelos municípios Salgueiro (todas as linguagens) e Triunfo (música), entre os dias 25 e 27 de julho;  Buíque (todas as linguagens), entre os dias 1° e 03 de agosto; Bezerros/Serra Negra (todas as linguagens) e Taquaritinga do Norte (música), entre os dias 08 e 10 de agosto; Pesqueira (todas as linguagens), entre os dias 15 e 17 de agosto; Gravatá (todas as linguagens), entre os dias 22 e 24 de agosto; Arcoverde (todas as linguagens) e Riacho das Almas (música), entre os dias 29 e 31 de agosto; e Caruaru (todas as linguagens), entre os dias 05 e 07 de setembro. Nesse percurso, o festival segue incentivando e potencializando o mercado criativo do Estado, evidenciando o potencial turístico-cultural e movimentando a economia local. A andança pelo interior alcançará 1.712 km e mais de 840 mil pernambucanos impactados diretamente.

“O Festival Pernambuco Meu País caiu no gosto popular e nada mais justo do que retomarmos esse evento, de maneira ampliada e com novidades. Teremos mais de 20 dias de intensa programação, com apresentações em diversas linguagens culturais, atividades formativas e uma série de outras ações. É um festival itinerante que irá espalhar alegria, movimentará o setor hoteleiro e aquecerá a economia por onde passar”, afirma a governadora Raquel Lyra.

“A proposta do Governo de Pernambuco é realizar, nos territórios do Agreste e Sertão, um grande festival democrático que celebra a diversidade e a potência da nossa cultura. Serão mais de 20 dias de programação gratuita, passando por dez cidades e reunindo múltiplas linguagens artísticas. O Festival Pernambuco Meu País 2025 será um espaço de encontros e intercâmbios entre artistas, promovendo a valorização das identidades locais e deixando um legado cultural duradouro para o Estado”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

“Mais do que um evento, o Festival Pernambuco Meu País é uma política pública estruturante, que fortalece a cadeia produtiva da cultura com foco na descentralização, na diversidade e na valorização das culturas populares. A curadoria desta edição reafirma o protagonismo dos nossos artistas, com atenção especial às manifestações tradicionais, mas também abrindo espaço para o diálogo com outras linguagens como o cinema, o teatro, a dança, o circo, o artesanato, a gastronomia, a literatura, a moda, as artes visuais e a música em suas múltiplas expressões”, ressalta a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretária de Cultura (Secult-PE), da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-PE), Secretaria da Saúde (SES-PE), Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria de Turismo (Setur-PE), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Conservatório Pernambucano de Música (CPM)  e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), além das prefeituras dos municípios que receberão a programação.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas