PIX ganha espaço frente ao cartão de crédito na Black Friday de 2023 entre consumidores pernambucanos

A média de gastos, este ano, foi estimada em R$ 910.

Pesquisa de sondagem de opinião da Fecomércio-PE, em parceria com a Ceplan Consultoria, revela que 53,3% dos consumidores pernambucanos pretendem realizar compras no período da Black Friday em 2023 ante os 54,3% registrados em 2022.

A média de gastos, este ano, foi estimada em R$ 910. No segmento de renda domiciliar de um a dois salários-mínimos, esse valor é menor (aproximadamente R$ 490). Na faixa de renda domiciliar acima de cinco salários-mínimos, observou-se uma disposição média para gastar de R$ 1.325.

Entre os consumidores que não pretendem comprar na Black Friday, o principal motivo é a indisponibilidade financeira para ir às compras este ano: 25,6 % alegaram que não dispõem de renda para compras no momento e 21,8% declararam estar muito endividados. Os preços altos foram destacados por 17,3% dos consumidores.

Sobre locais de realização de compras, a sondagem deste ano revelou maior demanda pelas lojas do comércio tradicional (50,1%, contra 44,9% no ano anterior). Os shoppings centers apresentaram certa estabilidade na preferência em relação ao ano passado (42,9% em 2023, contra 44,9% em 2022). A novidade ficou com a redução na procura nos meios digitais: o comércio eletrônico foi apontado como opção por 33,2% dos consumidores que pretendem realizar compras contra 41,7% no ano anterior.

Quanto aos meios de pagamento, embora o cartão de crédito ainda seja a escolha predominante, houve uma redução no percentual de pessoas que irão escolhê-lo (de 70,0% em 2022 para 64,2% em 2023). Por outro lado, destaca-se um aumento no uso da modalidade PIX (de 22,6% em 2022 para 29,1% em 2023) e do cartão de débito, que permaneceu estável em relação a 2022, representando 16% das transações.

A persistência de um elevado nível de endividamento entre os consumidores, sobretudo no que diz respeito ao cartão de crédito, pode ser apontada como uma das principais razões para esses resultados. Isso se deve ao fato de que a grande maioria das transações em lojas online ocorre por meio desse método de pagamento.

Entre os empresários, a expectativa de crescimento no volume de vendas no varejo tradicional (+14,8%) e no varejo de shopping center (15,3%) se baseia em estratégias de vendas desenvolvidas especificamente para a Black Friday, mas também na retomada da confiança do consumidor e no avanço gradual do mercado de trabalho.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, comentou a pesquisa da Black Friday: “Há confiança na retomada do crescimento do comércio em Pernambuco,  apesar do leve recuo em comparação ao ano de 2022. As médias de gastos estimadas em R$ 910 indicam uma disposição robusta para aproveitar as ofertas. A diversidade nas preferências de locais de compra, com um aumento notável na demanda por lojas do comércio tradicional, não inviabiliza o comércio nos shoppings e compensa o recuo no comércio eletrônico. Além disso, a mudança nas formas de pagamento, com uma redução no uso do cartão de crédito e um aumento no uso do PIX, reflete uma adaptação às novas tendências e, sobretudo, a fuga do endividamento. Entre os empresários, a expectativa de crescimento no varejo tradicional e de shopping center reforça o otimismo”.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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