Serão 77 cisternas de 16 mil litros para uso doméstico e 30 cisternas de produção, destinadas ao cultivo de alimentos e à criação de animais.
Durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, na manhã desta quinta-feira (10), com a presença de mais de 100 representantes de associações rurais, foi assinado um Termo de Parceria entre a prefeitura de Ouricuri e a ONG Caatinga. A iniciativa garante a construção de 107 cisternas em comunidades da zona rural, reforçando o compromisso com a agricultura familiar e o acesso à água em tempos de estiagem.
A construção das cisternas será realizada pela ONG Caatinga, por meio dos programas P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) e P1+2, ambos voltados à implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva. Serão 77 cisternas de 16 mil litros para uso doméstico e 30 cisternas de produção, destinadas ao cultivo de alimentos e à criação de animais.
O ponto central da parceria é a etapa de escavação dos buracos, que originalmente seria de responsabilidade das famílias beneficiadas. Sensível às dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais, especialmente em tempos de seca, a prefeitura de Ouricuri assumiu o compromisso de realizar essas escavações, garantindo o apoio necessário para viabilizar a construção das cisternas.
Durante a assinatura do termo, o prefeito Victor Coelho destacou a importância da parceria e o compromisso da gestão em apoiar as famílias da zona rural diante da estiagem. “Quero, inicialmente, agradecer à ONG Caatinga por essa parceria que fizemos questão de firmar e que, inclusive, já está em andamento. Agora, com essa ação, poderemos apoiar ainda mais o homem e a mulher do campo neste período tão difícil de seca que estamos enfrentando”, disse.
O termo firmado entre as instituições estabelece uma cooperação sólida em torno de soluções sustentáveis, promovendo inclusão social, segurança hídrica e dignidade no campo. A ação representa mais um passo no fortalecimento da convivência com o semiárido e no apoio direto às famílias do interior.