Professora do IFSertãoPE lança livro paradidático sobre peixes do rio São Francisco

Veja!

Promover o conhecimento de crianças sobre espécies nativas do rio São Francisco. Este é o objetivo do livro paradidático lançado pela professora do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Elizângela Maria de Souza, “Conhecendo os peixes do rio São Francisco de forma divertida”.

A obra apresenta atividades lúdicas envolvendo 16 espécies nativas do rio São Francisco e quatro introduzidas, possibilitando a criança, através de uma linguagem simples, conhecer os peixes, suas características, distribuição geográfica; período da piracema, além de conter atividades em Libras e Braille.

De acordo com a professora, o livro pode ser utilizado como ferramenta para oferta da Educação Ambiental, no intuito de dialogar com as crianças sobre a importância dos peixes do Velho Chico, despertando o sentimento de pertencimento, estimulando a criatividade e preocupação em conservar a ictiofauna local. “Desejo que esta proposta seja fonte de inspiração e de construção de um ensino que priorize os saberes e as realidades locais”, afirmou Elizângela na apresentação do livro.

No campus Petrolina Zona Rural, a professora já desenvolveu pesquisas e atividades de extensão nesse sentido. Entre os projetos realizados, estão a Coleção Ictiológica do Rio São Francisco, inaugurada em 2019, e Teatro na Educação Infantil: conhecendo os peixes do rio São Francisco.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas