Programa 'Ação Saberes Indígenas na Escola' lança o livro "Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitários do povo indígena Pankararu"

O evento ocorreu à noite, na Fundação Nilo Coelho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu, na última sexta-feira (8), evento de lançamento do livro "Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitários do povo indígena Pankararu", como culminância da 2ª Edição do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da instituição.

O evento ocorreu à noite, na Fundação Nilo Coelho, e contou com a presença dos participantes da 3ª Edição do Programa (2022 e 2023) e público em geral interessado na temática. A abertura oficial foi marcada pelo ritual da "Dança dos Búzios Pankararu", uma celebração simbólica da conquista coletiva deste povo.

Os organizadores, Fernando Monteiro dos Santos, Maria José da Silva Santos, Maria Nazaré dos Santos, Rita de Cássia dos Santos,  estavam presentes no lançamento. Jacielma Monteiro Nascimento, que também faz parte da equipe, não pôde comparecer à cerimônia.  O livro foi apresentado por Maria José da Silva Santos, que destacou os patrimônios naturais, culturais e identitários do povo indígena Pankararu, através de experiências didático-pedagógicas vivenciadas por oficineiros da segunda edição do Programa, que teve como objetivo a formação continuada e construção de materiais didáticos com e para professores(as) Pankararu.

O programa também visou trabalhar práticas de letramento e numeramento, aliadas a conteúdos didáticos, envolvendo vários campos disciplinares e saberes culturais Pankararu, resultando na produção de materiais e na contribuição do aprimoramento de práticas pedagógicas no campo da Educação Escolar Pankararu com a publicação da coletânea que está disponível no Repositório Releia do IFSertãoPE https://releia.ifsertaope.edu.br/

O evento ainda contou com a fala institucional do Pró-Reitor de Orçamento e Administração do IFSertãoPE, Prof. Jean Carlos Coelho, representando a Reitora, a Profª. Maria Leopoldina Veras Camelo, que incentivou a disseminação do conhecimento sistematizado nas atividades do Programa, de modo a auxiliar na difusão da cultura dos povos indígenas, em especial nos Estados de Pernambuco e Bahia, onde residem os povos participantes do programa.

Edivania Granja, coordenadora geral do Programa Ações dos Saberes Indígenas na Escola IFSertãoPE, enfatizou que o Programa teve uma repercussão tão importante em nível nacional que a instituição foi contemplada com a 4ª Edição do Programa em 2023. "Desde 2017, o IFSertãoPE participa do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, uma iniciativa do Ministério da Educação, vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A primeira edição do programa aconteceu em 2018, a segunda edição ocorreu entre 2020 e 2021, e culminou na produção do livro 'Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitários do povo indígena Pankararu', explicou. 

Este ano, o programa passou a contar com representantes de seis povos indígenas de Pernambuco, incluindo Atikum, Truká, Pankararu, Entre Serras Pankararu, Pankará, Pipipã e Truká, além de 13 povos indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia. Atualmente, 450 indígenas participam ativamente da Ação Saberes Indígenas na Escola.

Ao final do lançamento, houve a finalização da Oficina de encerramento da 3ª Edição do Programa, contendo a apresentação de práticas culturais e religiosas ligadas à Corrida do Cipó, do Povo Pankararu. Também foram apresentadas experiências dos Saberes Indígenas para o fortalecimento da Educação Escolar Indígena. O evento foi encerrado com a apresentação do Toré, dos povos indígenas Pankararu.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas