Projeto cultural leva vivências artísticas para mulheres negras, rurais e periféricas de Arcoverde e região

A ação tem como proposta proporcionar às mulheres negras, rurais e periféricas, do município e região

Um estudo recente apontou que 45% das mulheres brasileiras apresentaram, no contexto pós-pandemia de covid-19, um quadro de diagnóstico de ansiedade, depressão, ou outros tipos de transtornos mentais. Pensando nisso, entre essa segunda-feira (06) e 08 de novembro, a cidade de Arcoverde, localizada na região do Sertão de Pernambuco, recebe, pela primeira vez, o espetáculo cultural: “LUA – uma imersão no sentir”. O projeto será realizado gratuitamente no Sesc Arcoverde, localizado na Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro, dentro da programação do Festival Sesc de Economia Criativa.

A ação tem como proposta proporcionar às mulheres negras, rurais e periféricas, do município e região, um conjunto de vivências culturais, por meio da música, dança e rodas de diálogo, para uma construção de mais afeto, amor próprio e reflexão para o autocuidado da saúde mental e bem-estar do público feminino. Esta iniciativa conta com o incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

O espetáculo, dividido em 6 blocos e 18 cenas, foi elaborado pela artista pernambucana, bailarina, cantora, compositora, produtora cultural e coordenadora do projeto, Luana Costa – (LUA). “Em 2019 me vi com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). E, através da percepção e diagnóstico da doença, resolvi desenvolver uma trilha sonora de apreciação e baixas frequências que me levavam para um estado de pausa e meditação.” explica ela ao tornar a experiência própria em um espetáculo para chegar às outras mulheres pernambucanas.

Dentro do evento, haverá um encontro imersivo para 60 mulheres diagnosticadas com psicopatologias, e que são assistidas pelo CAPS (Centros de Apoio Psicossocial) da cidade de Arcoverde e entorno. “Serão três dias de oficinas. Em cada dia, um grupo de 20 mulheres vai poder experienciar uma oficina de consciência corporal e expressão. Além disso, o projeto vai proporcionar ao público feminino uma roda de conversa com a psicóloga Janaína Cavalcanti.”, explica LUA.

O ponto mais alto da programação será o espetáculo solo: “LUA – uma imersão no sentir”, que será encenado no Teatro Geraldo Barros, instalado dentro do Sesc Arcoverde. O espaço, que tem capacidade para acomodar 154 pessoas, terá três sessões, gratuitas: segunda-feira (6), terça-feira (7), e quarta-feira (8), sempre a partir das 11h. A exibição também vai contar com intérprete de LIBRAS. A mostra é aberta ao público em geral. Para assistir, é preciso retirar os ingressos uma hora antes do início do evento.

Sobre o espetáculo – “LUA – uma imersão no sentir” – Em 2021, durante a pandemia de covid-19, o projeto foi levado ao palco pela primeira vez do Teatro de Santa Isabel, no Recife. Cerca de 600 pessoas puderam prestigiar a iniciativa, que aconteceu dentro das regras sanitárias de distanciamento social. A ação aconteceu graças à aprovação no edital da Lei Aldir Blanc PE.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas