O CanabiNova é coordenado pelo professor Pedro Rolim, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE
O projeto de pesquisa CanabiNova da UFPE foi aprovado em uma chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conquistou um subsídio no valor de R$ 7 milhões. Coordenado pelo professor Pedro Rolim, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE, o projeto será executado pelo Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos da UFPE, em parceria com a Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos da Univasf e o Laboratório de Estresse, Microbiologia e Ensaios Clínicos da UFPA.
O trabalho será cofinanciado pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), empresa que desenvolve, produz e comercializa medicamentos, atendendo às políticas públicas de saúde.
A pesquisa visa desenvolver novos fármacos à base do óleo extraído da planta Cannabis sativa, com a finalidade de auxiliar no tratamento de doenças neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson — patologias que causam danos à estrutura e funcionamento dos neurônios — para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa Mais Inovação Brasil - Saúde/ICTs da Finep tem como objetivo subsidiar projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico que contribuam para ampliar o acesso da população à saúde. Busca-se também expandir o aproveitamento das potencialidades nacionais e a autonomia tecnológica e produtiva do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).
A submissão do trabalho na seleção foi realizada com o auxílio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, que forneceu orientações, reuniu dados e sugeriu as adequações necessárias para tornar o projeto elegível para o financiamento. Após o início da pesquisa, a Fundação também acompanhará as atividades do projeto e será a responsável pela gestão dos recursos necessários ao seu funcionamento.