O objetivo da visita do projeto em Serra Talhada foi iniciar um processo de escuta ativa com alunos e servidores
Nos dias 06 e 07 de novembro, o projeto “Reitoria no Campus” ocorreu na unidade de Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), reunindo o reitor Jean Carlos Coelho de Alencar, os pró-reitores Rafael Aquino (Ensino), Klemmerson Amariz (Desenvolvimento Institucional), Fabrícia Nadja (Orçamento e Administração) e Francisco Gama (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), além de gestores do gabinete, diretorias sistêmicas, departamentos e Auditoria Interna.
O objetivo da visita do projeto em Serra Talhada foi iniciar um processo de escuta ativa com alunos e servidores, visando alinhar as ações institucionais às necessidades específicas da unidade. Além disso, foram apresentados a nova equipe de gestão, as pró-reitorias, a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Auditoria Interna. Também foram abordados temas como o funcionamento e a organização da Ouvidoria e da Correição do IFSertãoPE com a comunidade acadêmica.
O reitor Jean Carlos de Alencar destacou que o evento foi uma oportunidade valiosa para ouvir servidores e estudantes, bem como compreender suas demandas, o que ele considera essencial para uma avaliação mais precisa do início da gestão. Ele contou que a experiência foi positiva e que o foco em escutar a comunidade acadêmica ajudará a direcionar ações futuras de forma mais alinhada às necessidades locais.
Lucas Mateus, estudante de Engenharia Civil do campus Serra Talhada, compartilhou sua visão sobre a relevância da presença da Reitoria nos campi. Para ele, a oportunidade de diálogo direto com a gestão é fundamental para entender melhor as necessidades. José Aldo Camurça, professor de Filosofia do campus, considerou o encontro um momento oportuno para discutir demandas específicas de Serra Talhada, como transporte escolar e concurso público.
Isaías Lima, diretor-geral do campus Serra Talhada, frisou a importância do projeto “Reitoria no Campus” para fortalecer o vínculo institucional, especialmente considerando a distância de mais de 300 km que separa o campus da sede do IFSertãoPE. Segundo ele, a visita permitiu uma discussão ampliada, na qual foram abordados temas que vão além da competência direta do campus. Ele afirmou que essa aproximação contribui para que o campus se sinta mais integrado à rede do IFSertãoPE, reforçando o sentimento de pertencimento institucional.