Projetos em mobilidade elétrica da UFPE são premiados no Cinase

Iniciativas foram desenvolvidas por pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica, em parceria com empresas privadas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), teve dois projetos premiados durante o Cinase 2024 – 46º Circuito Nacional do Setor Elétrico, que condecorou os melhores projetos com o Prêmio O Setor Elétrico (OSE). O evento aconteceu, nos dias 14 e 15 de agosto, no Recife. Os projetos com pesquisadores da UFPE premiados foram Eletroposto Sustentável, financiado pela CPFL, e E-Lounge, apoiado pela EDP. Essas iniciativas destacam-se pela aplicação de técnicas inovadoras e singulares em sistemas elétricos e instalações elétricas inovadoras.

O projeto “Soluções de Suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos: Eletropostos Integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono) e Sistemas Fotovoltaicos” foi classificado em 1º lugar no Prêmio OSE do Cinase, na categoria “Instalações Elétricas”. O projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de um Eletroposto Sustentável, composto por estações de recarga rápida, armazenamento de energia em baterias (chumbo-carbono) e sistema fotovoltaico integrados através de um sistema de gerenciamento de energia. A solução implementada tem demonstrado que é possível criar um ecossistema de recarga para veículos elétricos ambientalmente amigável e com a energia proveniente de uma fonte limpa, por meio da geração solar fotovoltaica. 

Adicionalmente, as estações de recarga rápida de elevada potência (duas estações de 60 kW em corrente contínua) são gerenciadas com uma estratégia de limitação de potência e o suporte operacional do sistema de armazenamento de energia por baterias (com células de chumbo-carbono de fabricação nacional), resultando em um empreendimento com baixo impacto elétrico na rede de distribuição.

Entre as instituições parceiras envolvidas na iniciativa, além da UFPE, estão a CPFL Energia (instituição financiadora por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Aneel), o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), a Moura Acumuladores (responsável pela instalação), bem como a Decathlon Campinas (parceria no local de instalação).

A premiação do projeto Eletroposto Sustentável foi recebida pela gerente do projeto e representante da CPFL Energia, Amanda Lopes Fernandez, que agradeceu às instituições envolvidas. Amanda agradeceu à UFPE pela coordenação do projeto e, em encontro com o reitor Alfredo Gomes, reforçou a importante parceria que tem sido construída entre a CPFL Energia e a UFPE ao longo dos últimos anos.

Já o projeto E-Lounge (intitulado “Uma solução para o reabastecimento de veículos elétricos de frotas no Brasil”) ficou em 1° lugar no Prêmio OSE do Cinase, na categoria “Inovação Tecnológica”. O projeto E-Lounge trouxe inovações no âmbito da mobilidade elétrica no Brasil, tendo como objetivos contribuir para o desenvolvimento de infraestrutura de recarga para veículos elétricos (VE), tendo como público-alvo players de frotas de transporte de passageiros em centros urbanos de grande movimentação para abertura de novos modelos de negócio, propor um modelo de solução que combina fornecimento de energia renovável solar remotamente conectada, com suporte da rede de distribuição e uso de sistemas de armazenamento da energia.

Os projetos do DEE em mobilidade elétrica envolvem diversos pesquisadores e reforçam o compromisso da UFPE com o desenvolvimento sustentável e aplicação tecnológica de pesquisas. Por meio de projetos de desenvolvimento e inovação com inserção comercial, a UFPE, em conjunto com os parceiros institucionais e pesquisadores envolvidos, contribui para a evolução da ciência.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas