Os temas centrais foram: Reforma psiquiátrica, Cuidado territorial e em liberdade e Cuidado Integral e intersetorial.
A Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam) promoveu nesta sexta-feira (05/05), na sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), uma roda de diálogo – Coletivo Libertando Subjetividades: “Resistir, Ampliar e Avançar: Eu boto fé no cuidado em Liberdade”, onde reuniu o Colegiado Estadual de Saúde Mental. Os temas centrais foram: Reforma psiquiátrica, Cuidado territorial e em liberdade e Cuidado Integral e intersetorial.
Para a coordenadora de Políticas Estratégicas, Alda Roberta Campos, esse é um espaço importante e necessário para ampliar a discussão. “A ocasião é oportuna para intensificar o debate a respeito das causas relacionadas à saúde mental, abordando temas e questões do dia a dia que permeiam essa realidade, assim como discutir ações e estratégia”, destacou.
O encontro é realizado mensalmente, sempre nas primeiras sexta-feiras do mês, e o de hoje contou com a apresentação de uma dupla de atores, representando Lampião e Maria Bonita, em um momento de descontração, com a proposta de abordar temas difíceis com um tom mais leve e com mais empatia.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Hospital Ulysses Pernambucano, Movimento PopRua, Coletivo Libertando Subjetividades, Saúde Prisional, referências das Geres e coordenações de saúde mental de municípios pernambucanos.