Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) participa da cerimônia de culminância do Projeto Rondon – Operação Velho Chico

A ação em parceria com a SEE atendeu mais de dez municípios do Sertão pernambucano

A Secretária de Educação e Esportes (SEE) esteve presente, na sexta-feira (19), na cerimônia de culminância do Projeto Rondon – Operação Velho Chico, que aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Petrolina, Sertão do Estado. O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, que nesta edição de 2024 conta com a parceria do Governo de Pernambuco, municípios e Forças Armadas.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

Após duas semanas, 252 professores e estudantes universitários de diversos estados, equipes denominadas rondonistas, retornaram a Petrolina para receberem seus certificados. No evento, os rondonistas realizaram apresentações culturais e expuseram um pouco das ações realizadas nos municípios que atuaram com oficinas práticas, em diferentes áreas do conhecimento, como: Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Na solenidade, representando a SEE, estava presente o secretário executivo de Articulação Municipal da SEE, Natanael Silva, além da gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Petrolina, Célia Regina. Já o general de Divisão William Georges Felippe Abrahão, diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério, estava representando o Ministério da Defesa.

“Essa parceria com o governo de Pernambuco é muito importante para nós porque é uma relação muito impactante do trabalho realizado, da missão desses meninos aqui, junto às comunidades do Sertão. E com a Secretaria de Educação e Esportes, sabemos que a diferenciação do trabalho é muito grande”, afirmou o secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva.

Intitulada “Velho Chico”, nesta edição foram atendidos os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade. Cada município recebeu, por duas semanas, 2 IES (Instituto de Ensino Superior) com 10 integrantes cada, sendo 2 professores orientadores e 8 alunos por universidade.

“Hoje estamos encerrando mais um capítulo da história do Projeto Rondon nessa operação aqui em Pernambuco. O Projeto Rondon é um projeto que, pelos seus números, fala por si só. Mais de 1.100 oficinas, projetos elaborados por eles para serem levados para as comunidades a fim de proporcionar uma melhoria da condição de bem-estar social da população dessas comunidades no Sertão pernambucano. Permitimos que o estudante e o professor, em especial o estudante universitário, conheçam as realidades brasileiras e fortaleçam a sua consciência cidadã. Acho que todos esses resultados nós conseguimos atingir”, ressaltou Abrahão.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas