SENAI-PE apresenta potencialidades da fruticultura irrigada a representantes de 14 países

. Durante a visita técnica, a comitiva conheceu as iniciativas e tecnologias implementadas nas áreas da fruticultura irrigada e no cultivo de uva e manga.

 

Uma comitiva do SENAI-PE, com representantes de 14 países, visitou, na manhã desta sexta-feira (3), uma fazenda de produção de frutas no Vale do São Francisco. A iniciativa fez parte da programação do workshop ‘Uso de Tecnologias Avançadas na Agricultura Familiar’, promovido pelo SENAI-PE e pela ONU (Organização das Nações Unidas), que vem movimentando Petrolina desde a última segunda -feira (30). Durante a visita técnica, a comitiva conheceu as iniciativas e tecnologias implementadas nas áreas da fruticultura irrigada e no cultivo de uva e manga.

A primeira parada do grupo foi nos pomares, acompanhando todas as fases do processo produtivo. Em seguida, conheceu os parreirais de uva de mesa,  aprendeu sobre as técnicas de adubação com aprisco e tecnologias aplicadas. Por último, os visitantes tiveram uma visão geral do packing house, local onde as frutas são armazenadas e embaladas para serem enviadas aos mercados interno e externo.

De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, a ação teve o intuito de mostrar as experiências aplicadas no Vale do São Francisco para os representantes dos países presentes no workshop. “Essa ação serve para os nossos convidados da Suécia, Canadá, Turquia, Israel, Reino Unido, assimilarem tudo o que discutimos no workshop. Para que a partir do cultivo, do processamento de cada cultura, das tecnologias utilizadas com satélites e drones, e de todas essas referências, eles possam fazer conexões nos países deles, da mesma forma que estamos fazendo”, disse Oziel.

O chefe da seção de Pesquisa de Políticas de Tecnologia e Inovação da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, Clóvis Freire, avaliou a visita à fazenda como positiva. Para ele, é possível observar o nível de produtividade, as práticas de plantio, mas também compreender na prática o uso de tecnologias. “A visita no final desse treinamento é importante, pois podemos visualizar a realidade das discussões apresentadas ao longo da semana. Foi uma discussão focada no pequeno produtor, na agricultura familiar, que se desenvolve em um alto nível de produtividade”, concluiu.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas