SES-PE realiza Balanço de Gestão de 2024 que destaca ações colocadas em prática no decorrer do ano

Na oportunidade, cada representante pôde destacar as principais ações colocadas em prática no decorrer deste ano.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou nesta quinta-feira (26/10) a apresentação do Balanço de Gestão de 2024. A reunião, organizada no auditório da SES-PE, no Bairro do Bongi, contou com a participação dos gestores das seis secretarias executivas que compõem a Saúde Estadual: Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG); Atenção à Saúde (SEAS); Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES); Regulação em Saúde (SERS); e Administração e Finanças (SEAF). Na oportunidade, cada representante pôde destacar as principais ações colocadas em prática no decorrer deste ano.

Em espaço lotado pelos trabalhadores da SES-PE, a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, apontou os avanços deste segundo ano de gestão. Ela destacou, ainda, a união entre os setores da SES-PE, que proporciona números positivos e a potência do órgão, ofertando serviço de qualidade, em todas as áreas, em cada canto de Pernambuco. Sob a premissa primordial da descentralização dos serviços, levando cuidado às pessoas perto de suas residências.

“O trabalho em grupo nos torna mais fortes para implementar, ano após anos, as mudanças necessárias na área da saúde pernambucana. Essa potência, resultado dessa unidade entre os setores, nos permite reforçar ainda mais o sistema público nos próximos anos. Essa gestão continua olhando para todos os municípios, do Litoral ao Sertão, com os secretários executivos à frente das atividades estratégicas que têm mudado a cara da saúde estadual. Em 2025, vamos seguir em frente, com a mesma força, tendo sempre a consciência de que nosso trabalho tem começo, meio, mas não tem fim”, afirma Zilda Cavalcanti.

Entre as principais ações da SEVSAP, destacam-se a instituição do Comitê Técnico Intersetorial para enfrentamento da Febre do Oropouche e do Dia D contra a Dengue. Além disso, a secretaria executiva comemora o número de 3 milhões de doses aplicadas em campanhas de vacinação e continuação da imunização nas escolas do Estado. Vale ressaltar o pleito de R$ 18 milhões de investimento no Lacen-PE. O ano também foi de treinamentos e fóruns para capacitar profissionais em áreas diversas.

Para reforçar o sistema de saúde como um todo, com a contratação de pessoal, a SEGTES realizou, durante 2024, quatro seleções simplificadas para 2.054 profissionais – médicos, analistas e assistentes. A SEGTES contratou 4.139 e efetivou 2.405. Mais além, repassou o complemento do Piso de Enfermagem para seus profissionais. Em outra frente, a Gestão Estratégia e Coordenação Geral expandiu e ampliou atendimentos no Telessaúde e planos de melhoria de resultados e fortalecimento de indicadores ao lado da Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“A força de integração motiva esse trabalho de todos estarem juntos por resultados. Todo mundo perto. Você tem as Geres, por exemplo, à frente dos trabalhos de articulação, que é muito estimulante. A Geres antes ficava encastelada. Atualmente, as Geres saem de dentro das Geres. Trabalham diretamente com os municípios, roda com esses municípios, como gestora que é. O “Geres Percorre” mostra que muito pode ser feito ou criado quando se tem o conhecimento das necessidades dessas cidades”, comenta Zilda Cavalcanti.

A SEAS trabalhou o ano todo na reestruturação dos hospitais da rede, em frentes diversas. Desde incremento em recursos humanos até a aquisição de novos materiais médicos para as unidades. Este ano, vale a ressalva, a SEAS inaugurou a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado e Reabilitação (UPAE-R) ao lado do Hospital Geral de Areias (HGA), a Farmácia do Estado em Petrolina, inauguração dos blocos cirúrgicos do Hospital Jaboatão Prazeres e do Alfa, além dos centro de imagem do Hospital Dom Moura.

Com relação à Administração e Finanças, ressalta-se a aquisição dos 24 veículos do CUIDA PE e a renovação de 27 ambulâncias, com um acréscimo de seis unidades. Some-se a esses apontamentos, a conclusão de inventários de bens móveis em 77 unidades e mais de 1,5 bilhão em itens distribuídos pela logística da SEAF.

Para finalizar, a Secretaria Executiva de Regulação em Saúde pôde explanar como tem trabalhado para uma resposta mais rápida dos atendimentos com atualização dos fluxos da rede de urgência e emergência, paralelamente à atualização dos perfis e inclusão do sistema regulador de todos os leitos pediátricos de autogestão disponíveis pelo Estado.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas