Dia repleto de palestras formou profissionais da rede de atenção à saúde no estado
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação de Vigilância de Tuberculose, promoveu nesta quinta-feira (21/11) uma capacitação direcionada a médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico da tuberculose em crianças. O evento foi realizado no auditório da Faculdade UNIT, no Recife. A atividade tem por objetivo qualificar os profissionais no diagnóstico e tratamento adequado da tuberculose pediátrica.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, das cerca de 9 milhões de pessoas que desenvolvem a doença, anualmente, 1,1 milhão são crianças menores de 15 anos.
A médica pneumologista pediátrica, Rita Brito, falou sobre a importância da realização de eventos que abordem a tuberculose infantil. “Nos últimos anos temos visto um aumento significativo desses números, o que é uma preocupação real nos ambulatórios de pediatria. E o SUS oferece tratamento e diagnóstico gratuito”, alertou Rita Brito.
A SES-PE está atenta a um aumento de casos de tuberculose na população infantil, principalmente a tuberculose extrapulmonar. Com base nisso, a gerente de vigilância da Tuberculose e Hanseníase, Jaqueline Soares, destacou que o encontro foi promovido no mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (17/11) para sensibilizar a rede de saúde sobre a importância do diagnóstico infantil.
“Nosso objetivo é sensibilizar e instrumentalizar a rede, garantindo que ela esteja mais atenta e preparada para identificar e manejar a doença em crianças e adolescentes”, afirmou. Segundo a gerente, iniciativas como essa são essenciais para fortalecer o enfrentamento da tuberculose no estado e reduzir os impactos da doença.