Sesc desenvolve projeto de incentivo econômico e cultural para Arcoverde e Região

Festival Sesc de Economia Criativa: na Pisada dos Cocos do Nordeste” acontece de 10 a 14 de novembro em Arcoverde. Programação gratuita inclui oficinas e apresentações artísticas

Com o objetivo de fortalecer o Samba de Coco pelo estímulo à economia criativa, o fomento e a difusão da cultura de tradição, o Sesc Arcoverde realiza o “Festival Sesc de Economia Criativa: na Pisada dos Cocos do Nordeste”, de 10 a 14 de novembro. A ação visa potencializar os grupos e artistas desse seguimento com atividades voltadas para a economia criativa, a fruição, apreciação e experimentação, ampliando as discussões artísticas e formativas.

O Festival Sesc de Economia Criativa – na Pisada dos Cocos do Nordeste é uma realização do Sesc Arcoverde, em parceria com o Senac, Sebrae e Prefeitura de Arcoverde, através das Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Conta ainda com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Arcoverde (ACA), CDL Arcoverde, Banco do Nordeste, TV LW e Hotel Cruzeiro.

Entre as ações formativas voltadas para o empreendedorismo estão workshops e oficinas promovidas pelo Sebrae com temas como atendimento ao cliente, estratégias de marketing digital e validação do modelo de negócio; o Senac vai ministrar a oficina de condutor de turismo em Cultura, Ecoturismo e Roteiros. Tem ainda a Feira Giro Criativo com exposição e venda de produtos artesanais e comidas típicas; o EmpreendeArte: orientação sobre gestão de carreira artística, com a Secretaria Municipal de Cultura; atendimento ao MEI, Carteira do Artesão e Orientação ao Microcrédito, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; e orientações sobre linhas de crédito para artistas, artesãos e empreendedores no geral, com o Banco do Nordeste, através do programa CrediAmigo.

As ações culturais contemplam vivências com mestres e mestras do Coco em escolas da cidade, a exposição “Das mãos de Assis”, na Galeria de Arte Alder Júlio Ferreira Calado, apresentações de grupos de coco no Salão de Festas do Sesc e no Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde. Participam os grupos Êremim, Raízes de Arcoverde, Origens do Ororubá (Pesqueira), Coco Pisada Segura, Resgate da Alegria (Comunidade Mundo Novo de Buíque), Samba de Coco Trupé, Coco Vermelho (Jaboatão dos Guararapes), Samba de Coco Fulô de Barro, Jurandi Bozó e Pagode Ninho de Cobra (Maceió/AL), Samba de Coco Kapinawá (Buíque), Samba do Coco das Irmãs Lopes, Vó Mera e suas Netinhas (João Pessoa/PB) e Quebra Coco Aliança.

A programação inclui ainda rodas de conversa com artistas da dança, música, coquistas, pesquisadores e a comunidade em geral, na Biblioteca José Lins do Rego do Sesc. E no último dia do Festival, o lançamento da Rota dos Cocos 2022, projeto que objetiva fomentar o turismo de experiência e criativo, impulsionando a geração de renda e o desenvolvimento econômico local através das sambadas, festejos, experiências gastronômicas, visita às sedes e casas dos mestres do coco. “Sabemos da potência do Samba de Coco de Arcoverde, reconhecido internacionalmente. Então, nada melhor do que fomentar o turismo de nossa região com qualidade para que os artistas do Coco tenham trabalho através de ações sistemáticas durante todo o ano”, afirma Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

Tags:
arcoverde
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas