Sesc realiza 17ª edição do Janeiro Tem Mais Artes, no Sertão do São Francisco

Saiba mais!

O Janeiro Tem Mais Artes vai movimentar o Sertão do São Francisco de 13 a 21 de janeiro. A 17ª edição do festival realizado pelo Sesc Petrolina, tem em sua grade oficinas artísticas, apresentações de dança, teatro, performances, recitais e shows musicais. Atrações nacionais, como a cantora, instrumentista e compositora baiana Josyara, que volta à cidade para apresentar seu mais recente álbum “ÀDeusDará” e internacionais, como a companhia italiana Teatro C’art, que vai encenar o espetáculo infantil “Tranquilli!!!”, integram a programação que acontecerá em Petrolina e Lagoa Grande.

O projeto, criado com o intuito de democratizar o acesso à arte e fortalecer a economia criativa, está consolidado como um dos principais eventos culturais da região. “O festival impacta de maneira significativa, não somente no que diz respeito a promoção do acesso a bens culturais, como também, na qualificação das produções artísticas da região. Contribui ainda com a cadeia da economia criativa, dado que, gera uma gama de empregos diretos e indiretos fortalecendo o ecossistema cultural em Petrolina e região”, destaca o supervisor de cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

A música será a estrela da noite de abertura do festival, no dia 13 de janeiro, a partir das 20h, no Teatro Dona Amélia, com os shows “Percebimento”, de Andrezza Santos e “ÀDeusDará”, com Josyara (Juazeiro/BA). Às 22h, será a vez da vencedora do programa The Voice Mais, Vera de Maria Maga (Petrolina-PE), animar o público do projeto Noite Dançante, com clássicos da música brasileira.

No domingo, o Janeiro Tem Mais Artes chega à comunidade do Quilombola do Lambedor, em Lagoa Grande. A partir das 15h, começa a “Conversa de Terreiro – Lambedor e Suas Histórias”. Haverá recital com o poeta Francinaldo Borges (Lagoa Grande/PE); a performance “Magia Negra”, com Performáticos Quilombo (Salvador/BA); Marujada (Curaçá/BA); e Samba de Véio do Rodeadouro (Juazeiro/BA). A noite será encerrada pelos donos da casa, com a apresentação, a partir das 19h30, do Reisado do Lambedor.

No dia 15, a programação retorna à Petrolina, onde artistas de várias linguagens se revezarão até o dia 21 no festival, que contará com os espetáculos “Projeto Corpo Ribeirinho”, da Qualquer um dos 2 Companhia de Dança (Petrolina/PE); “Cúmplices ou Transgressão de um Ricardo III”, Piane (Salvador/BA – Recife/PE); “A Dama do Barro”, da Cia. 1º Ato (Juazeiro/BA); “Cordel Operístico Lua Alegria”, com Paulo Matricó (Tabira/PE); “Tranquilli!!!”, Teatro C’Art (Itália/IT); entre outros. A programação completa está disponível no site e nas redes sociais do Sesc Pernambuco (sescpe.org.br).

Oficinas – A 17ª edição do Janeiro Tem Mais Artes também vai oferecer duas oficinas. No dia 18, das 11h às 13h, Paulo Matricó vai ministrar uma oficina gratuita de música. Dias 20 e 21, das 14h às 17h, Dione Carlos vai conduzir a oficina “Dramaturgia Palavra – Viva”, que tem um investimento de R$ 22 para comerciários e dependentes e R$ 44 público em geral. Podem se inscrever artistas, estudantes e interessados nos temas. As inscrições estão abertas no Sesc.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas