Setembro Amarelo: SES-PE realiza seminários sobre prevenção ao suicídio

Em Pernambuco, a população pode buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximos de sua residência.

A Diretoria Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), promove de 11 a 15 de setembro ações voltadas para o Mês da Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo. A iniciativa contará com a realização de quatro webs seminários (11 a 14/09) e um seminário (15/09), na sede da SES-PE, reunindo os  eixos da diretoria que envolve a saúde mental, da população negra, da população LGBTQIA+, da pessoa idosa, da mulher e da criança. Para 2023, o tema da campanha alusiva é “Se precisar, peça ajuda!”, sendo 10/09 o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Toda a programação online será transmitida, ao vivo, no canal do youtube da Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE): https://www.youtube.com/@ESPPE/

Em Pernambuco, a população pode buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximos de sua residência. Em caso de emergência, entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ligando para 192. Há ainda o serviço de escuta realizado por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio da central 188. A chamada é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou de celular de todo o território nacional ou através do endereço https://www.cvv.org.br/.

“A prevenção ao suicídio precisa ser trabalhada durante todos os meses do ano, com ações contínuas de promoção à saúde e de cuidado integral. A semana de prevenção ao suicídio se dedica a ajudar trabalhadores e trabalhadoras do SUS a refletirem sobre suas práticas profissionais e sobre o cuidado com a saúde mental, e, este ano, será voltada para públicos específicos como o infanto-juvenil, a população em situação de rua, a mulher idosa, a população negra e a população LGBTQIA+. A DGPE compreende que alguns determinantes sociais têm influência direta na vontade das pessoas de viver, então, é preciso desenvolver políticas públicas fundamentadas nos princípios do SUS, com equidade e respeito à diversidade humana”, destaca a diretora geral de Políticas Estratégicas, Alda Roberta Campos.

De acordo com a Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência, foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), de janeiro a junho de 2023, 2.162 casos de tentativa de suicídio, em Pernambuco. O maior quantitativo de casos registrados está na faixa etária de 20 a 29 anos, tanto para o sexo feminino (796) quanto para o masculino (316). Considerando todas as notificações, 73,4% dos registros de tentativa de suicídio notificados foram na população feminina e 26,6%, na masculina.

No mesmo período do ano passado, Pernambuco notificou 1.417 casos de tentativa de suicídio. De janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 3.629 casos. Todos os casos de violência, o que inclui tentativa de suicídio, devem ser notificados de forma imediata.

Em relação aos óbitos confirmados, e que tiveram como causa o suicídio, a SES-PE informa o registro de 453 óbitos no ano de 2022 e 566 no ano anterior (2021).

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas