TJPE alcança marca histórica: 100% de adequação de documentos, impulsionando a eficiência e transparência, entre outros resultados

Confira!

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) atingiu 100% de adequação dos documentos no sistema da Justiça Estadual via Programa de Saneamento de Inconsistências Processuais. Este feito garante que magistrados e servidores tenham acesso a informações judiciais precisas e confiáveis, refletindo diretamente na rapidez e qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. 

Os dados são da Coordenadoria de Governança Estratégica e de Dados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), coordenada pelo juiz José Faustino Macedo, que tem implantado projetos inovadores. Eles reforçam a eficiência administrativa e o aprimoramento da prestação jurisdicional: tudo desagua na otimização dos serviços oferecidos ao cidadão pernambucano. 

Outro projeto de resultados comemorados é o Gestores em Foco, voltado à qualificação da gestão do conhecimento. Com essa estratégia, o TJPE conseguiu avanços significativos no cumprimento de metas institucionais, resultando em processos administrativos mais eficientes e maior agilidade na resolução de demandas dos usuários da Justiça. 

Os Núcleos de Justiça 4.0, também está entre destaques, agilizando a tramitação processual e a resolução de demandas, em especial, na área da infância e juventude. Como resultado, processos relacionados a direitos fundamentais de crianças e adolescentes passaram a ser solucionados com mais celeridade, reduzindo tempos de espera e garantindo atendimento mais humanizado aos jurisdicionados. 

A transparência foi fortalecida com o Novo Portal da Transparência, que estabeleceu mecanismos mais acessíveis e atualizados de consulta pública sobre os dados do TJPE. A plataforma incorporou 30 novos relatórios e painéis de consulta, facilitando o acesso da população às informações judiciais e administrativas do Tribunal. Esse novo portal rendeu ao TJPE um inédito selo diamante de transparência, recebido da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). 

Um dos grandes impulsionadores tecnológicos esteve na implementação da Gestão Unificada de Tramitação Automatizada (Guta). O sistema melhorou a comunicação entre magistrados e magistrada e servidores e servidoras, reduzindo o tempo de resposta em processos e aumentando a produtividade na tramitação eletrônica. Mais de 54 postagens automatizadas foram realizadas, beneficiando 905 pessoas que agora têm maior previsibilidade sobre seus processos e decisões judiciais. 

Entre as entregas mais recentes, destaca-se o Programa de Qualificação de Dados (CENJUD), que otimizou a base de dados processuais, elevando a segurança e a qualidade das informações utilizadas na gestão judicial. Esse projeto garantiu a qualificação de mais de 1.200 processos, reduzindo inconsistências e melhorando a eficiência da tomada de decisões judiciais. 

O coordenador de Governança do TJPE, juiz José Faustino Macedo, diz que, com esses avanços, a unidade reafirma seu papel estratégico na modernização do Judiciário: “Os projetos implementados promovem maior eficiência, transparência e confiabilidade na administração da Justiça”, destaca. O magistrado lembra que os resultados alcançados demonstram um compromisso contínuo com a inovação e o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade pernambucana, garantindo mais agilidade, acessibilidade e segurança para os cidadãos que dependem da Justiça.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas