TJPE realiza posse formal do desembargador eleito Carlos Gil Filho

A lista foi definida em sessão extraordinária, no Pleno do Judiciário estadual pernambucano. 

O advogado Carlos Gil Rodrigues Filho tomou posse formal no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na tarde desta quarta-feira (5/11). Em uma solenidade bastante prestigiada, realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, estiveram presentes familiares, amigos(as), magistrados(as), além de integrantes de diversas instituições e representantes da advocacia pernambucana. Carlos Gil Filho foi escolhido, na noite da segunda-feira (3/11), pela governadora Raquel Lyra, a partir da lista tríplice de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). A lista foi definida em sessão extraordinária, no Pleno do Judiciário estadual pernambucano. 

Após a leitura do Juramento Regimental, o magistrado discursou aos presentes. “Eu agradeço de coração à Advocacia de Pernambuco, às advogadas e aos advogados deste estado que me trouxeram até aqui. Foram 5.983 votos. Eu circulei por esse estado, eu ouvi a advocacia, eu sei da ansiedade que a advocacia tem e os anseios dela. Hoje eu só quero agradecer. Eu agradeço a minha esposa Carolina pela paciência durante minhas ausências e as minhas filhas também aqui presentes, Maria Olívia e Maria Cecília. Agradeço ao meu pai. Eu sempre vou caminhar com as tuas pernas, pai. Agradeço a minha mãe, aos meus irmãos Mário Henrique e Eduardo Gil, e a minha sogra, dona Zenaide. Agradeço a toda minha família aqui presente”, disse, emocionado.

O desembargador também falou sobre a expectativa de sua atuação como magistrado. “Esperem de mim integridade, lealdade, lealdade à advocacia, lealdade a esse Tribunal que eu tanto reverencio, senhor presidente, e também lealdade ao povo de Pernambuco, à sociedade de Pernambuco. Meu propósito aqui não é outro, que não seja o de ajudar pessoas. Eu gostaria muito de fazer isso, eu vou fazer isso”, complementou. 

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, falou sobre a composição do quadro de desembargadores por meio do Quinto Constitucional. “Essa é uma regra Constitucional e nada que existe na Lei não tem uma razão de ser. E a razão de ser do Quinto Constitucional é exatamente a finalidade, trazida pelo Constituinte, de injetar no corpo de julgadores pessoas com outros pensamentos, pessoas que vêm de fora e que saem daquela estrutura de julgamento nossa, dentro dos gabinetes, onde a gente não tem contato com a sociedade”, explanou. 

Por fim, Paes Barreto destacou as ações promovidas pelo TJPE em prol da sociedade e deu as boas-vindas ao novo integrante da Corte pernambucana. “Tenha certeza que vossa excelência chega no Tribunal em um momento muito importante, em que estamos com esse compromisso de aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da nossa sociedade com atos concretos”, finalizou. 

Perfil 

Carlos Gil é natural do Recife. Aos 42 anos, é casado com Carolina e juntos são pais de duas filhas. Estagiário desde os 18 anos de idade, é advogado militante há mais de 18 anos. Carlos Gil foi Conselheiro Estadual da OAB, Seccional Pernambuco, na gestão de Bruno Baptista (2019 - 2021). Também desempenhou a função de desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco por dois biênios, de 2020 até 2024. Encerrou o mandato no cargo de ouvidor-geral. Neste período, promoveu uma série de audiências públicas em todo o estado, reforçando o contato do Tribunal com a sociedade civil e ampliando o debate sobre temas sensíveis, como violência política de gênero, e a participação feminina na política. Obteve 5.983 votos na eleição direta da OAB-PE, o que o posicionou como o segundo mais votado pela advocacia para a lista sêxtupla.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas