TJPE reinaugura fórum de Cabrobó após reformas

Saiba mais!

Quem chega hoje ao Fórum Doutor Antônio de Novaes Mello e Avellins, sede da Vara Única da Comarca de Cabrobó, encontra um espaço diferente daquele de meses atrás. Reinaugurado na última quarta-feira (28/1), o prédio que recebe diariamente servidores(as), magistrados(as) e cidadãos(ãs) da região, passou por um conjunto de reformas estruturais que transformaram a rotina de trabalho e o atendimento ao público, tornando o ambiente mais funcional, acessível e acolhedor. 

As melhorias foram conduzidas pela direção do fórum, sob a coordenação do juiz Leonardo Santos Soares, como parte das iniciativas de melhorias estruturais realizadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As obras foram executadas pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) em parceria com o município de Cabrobó. Entre as intervenções realizadas estão a pintura geral do prédio, a reforma da parte elétrica, a modernização do cabeamento de rede e infraestrutura de informática, a requalificação dos gabinetes dos magistrados e da sala de audiência, além da climatização do hall de espera, espaço de maior circulação do público. 

O prédio também passou a contar com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, o que humaniza e amplia as condições de acessibilidade do local, além de receber aparelhos de ar-condicionado doados pela prefeitura municípal, medida que trouxe um impacto direto no conforto térmico de todas as pessoas que transitam pelo local. Outra entrega de destaque foi a implementação da Sala de Depoimento Acolhedor (SDA), voltada à escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, marco que fortalece a rede de apoio e proteção à infância e juventude da região. 

Ao falar sobre a reinauguração, o juiz Leonardo Santos Soares, diretor do fórum, destacou o caráter simbólico e prático das intervenções: “Quando chegamos aqui, em março de 2024, havia muito a ser feito. Precisávamos mudar a sala de audiência para que as pessoas se sentissem mais acolhidas. O hall de entrada, que agora está climatizado, faz toda a diferença em uma cidade como Cabrobó – não só para o usuário, mas também para os servidores e policiais que passavam calor”, afirmou. 

Ainda segundo o magistrado, as reformas foram viabilizadas por meio de um esforço conjunto. “Tivemos o apoio do Tribunal, com o projeto e a liberação de recursos, e também a colaboração do município de Cabrobó, na figura do prefeito Galego de Nanai. Esse trabalho coletivo foi fundamental para que conseguíssemos avançar”, ressaltou. 

Embora o prédio tenha sido oficialmente reinaugurado, o diretor da unidade reforça que o processo de melhoria é contínuo. “Reinaugurar não significa que as reformas acabaram. O que fizemos foi tornar o fórum mais utilizável para o cidadão e quem trabalha aqui. A ideia agora é aperfeiçoar cada vez mais, como melhorias no piso e a criação de um jardim externo para tornar o ambiente mais agradável”, completou. 

As intervenções realizadas em Cabrobó se somam às ações de requalificação de fóruns em diferentes regiões do Estado, parte da política do TJPE de valorização dos espaços judiciais. Com foco na humanização do atendimento, melhoria das condições de trabalho e na prestação de um serviço público de qualidade, as medidas contribuem para uma Justiça mais receptiva à população. 

Também estavam presentes na ocasião o desembargador Élio Braz, coordenador da Infância e Juventude, e o juiz Felippe Lothar Brenner.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas